Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/08/2011 às 10:08:11
Casa própria: venda à vista cai e financiamento aumenta nos últimos dois anos
SÃO PAULO - Entre o primeiro semestre de 2009 e deste ano, o percentual de imóveis comprados à vista diminuiu, enquanto a parcela de casas e apartamentos adquiridos por meio de financiamentos aumentou, segundo revelam dados apurados pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).
De acordo com o levantamento, nos primeiros seis meses de 2009, 55,56% do total de imóveis usados foram vendidos à vista e 40,26% por financiamento bancário; em igual período de 2001, estes percentuais foram de 45,5% e 50,76%, respectivamente.
As vendas feitas a prazo pelos proprietários, com pagamento parcelado, também cresceram, saindo de 2% em 2009 para 3,28% este ano, um acréscimo de 64%. Crescimento mais expressivo pode ser observado nos consórcios, de 0,06% para 0,43%, um aumento de 666,7%.
Financiamento
Ainda na comparação entre os primeiros seis meses de 2009 e deste ano, o levantamento do Creci-SP revela que o percentual de imóveis usados vendidos no município de São Paulo com financiamento bancário (exceção feita à Caixa Econômica Federal) cresceu 263,98%, sendo que a participação dos bancos passou de 5,83% para 21,22%, no período.
Ao mesmo tempo, os imóveis vendidos com financiamento da Caixa tiveram sua participação reduzida em 14,20% nos últimos dois anos, passando de 34,43% do total para 29,54%, no período.
“Este é um fato a ser celebrado (…) O aumento significativo da presença dos bancos, especialmente os privados, no financiamento dos imóveis usados, representa a garantia de estabilidade e liquidez que sempre faltou para o nosso mercado”, observa o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto.
Fonte: web.infomoney.com.br | 29.08.11
Posts relacionados
Medida Provisória permite crédito presumido por provisões de bancos
O governo publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira medida provisória que permite que instituições financeiras poderão apurar crédito presumido a partir de provisões para perdas com inadimplência.
Produção do pré-sal tem alta de 4,8% em maio
A produção de petróleo em maio no Brasil apresentou redução de 1,2% ante o mesmo mês de 2011, informou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) nesta quinta-feira.
Governo registra superavit de R$ 1,78 bi em maio
O governo central (composto pelo Tesouro Nacional, Banco Central e INSS) registrou superavit primário de R$ 1,78 bilhão em maio, o que representa uma queda de 15,7% em relação a abril, quando o superavit foi de 11,2 bilhões.
Mercado reduz estimativa de PIB de 2,99% para 2,72% neste ano
O mercado reduziu a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 para 2,72% e manteve a perspectiva para a taxa básica de juros (Selic) neste ano em 8% após o Comitê de Política Monetária
Presidente da Câmara descarta convocação de Mantega no plenário
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), descartou nesta terça-feira (7) uma convocação, no plenário, do ministro Guido Mantega (Fazenda) para prestar esclarecimentos sobre mudanças no comando da Casa da Moeda.
Brasil está perto do pleno emprego,afirma diretor do BC
O diretor de política econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, disse hoje que a recente evolução do mercado de trabalho aponta para uma situação que se aproxima do pleno emprego.