Publicado por Redação em Dental - 12/08/2013 às 11:03:05
Cárie de mamadeira: saiba como evitar este problema

O termo corresponde ao período em que as crianças estão sendo alimentadas, na maioria das vezes, por mamadeiras. É nesta época em que alguns fatores de risco já começam a surgir prejudicando a saúde bucal. O primeiro deles é a frequência com que a criança toma a mamadeira. “Muitos chegam a tomar a mamadeira até os 4 anos de idade e muitas vezes ao dia. E na mamadeira vai tudo: suco, água, leite”, diz o odontopediatra Marcelo Bonecker.
É aí que surge o segundo problema: os açúcares. “Além da alta frequência (uma criança com menos de um ano toma a mamadeira a cada três horas), os líquidos oferecidos ao bebê são açucarados. Quando não se faz a higiene bucal da criança após a mamada, as bactérias grudam nos dentes e os açucares acabam ocasionando a desmineralização dos dentes, formando a cárie”, destaca.
Prevenção
Segundo Bonecker, uma simples escovação já minimizaria o problema, pois evitaria que as bactérias se instalassem nos dentes. “O maior problema, a meu ver, é à noite, pois os pais não querem que a criança acorde e colocam-na para dormir depois de mamar. O leite fica parado na boca e esse processo que citei se torna ainda mais danoso”, diz.

Por isso, a dica é dar uma mamadeira de água após o leite da madrugada. Assim, garante-se que os dentes não ficarão sujos com restos de leite. “Durante o dia, o problema é menor, pois a criança vai salivando e esse processo ajuda a limpar os dentes”, aponta o odontopediatra.
É recomendado, ainda, que os pais procurem o dentista para avaliação de como deve ser feita a higienização dos dentes da criança, mas a recomendação padrão é que seja feita a escovação dos dentinhos sem pasta de dente. Se possível, uma vez ao dia, pode ser aplicado o flúor dentifrício.
Veja abaixo mais oito dicas para evitar os problemas:
1 - Caso não haja a higienização adequada, os dentes de leite podem ser atingidos pela cárie de acometimento precoce, mais conhecida popularmente como a cárie de mamadeira.
2 - O termo corresponde ao período em que as crianças estão sendo alimentadas, na maioria das vezes, por mamadeiras. É nesta época em que alguns fatores de risco já começam a surgir prejudicando a saúde bucal.
3 - O primeiro fator que prejudica a saúde bucal é a frequência com que a criança toma a mamadeira. Muitos chegam a mamar até os 4 anos de idade e muitas vezes ao dia.
4 - Na mamadeira vai tudo: suco, água, leite. É aí que surge o segundo problema: os açúcares. Além da alta frequência (uma criança com menos de um ano toma mamadeira a cada três horas), os líquidos oferecidos ao bebê são açucarados.
5 - Quando não se faz a higiene bucal da criança após a mamada, as bactérias grudam nos dentes e os açúcares acabam ocasionando a desmineralização dos dentes, formando a cárie. O maior problema é à noite, pois os pais não querem que a criança acorde e colocam-na para dormir depois de mamar. O leite fica parado na boca e esse processo se torna ainda mais danoso.
6 - A dica é dar uma mamadeira de água após o leite da madrugada. Assim, garante-se que os dentes não ficarão sujos com restos de leite.
7 - Durante o dia, o problema é menor, pois a criança vai salivando e esse processo ajuda a limpar os dentes.
8 - É recomendado, ainda, que os pais procurem o dentista para avaliação de como deve ser feita a higienização dos dentes da criança, mas a recomendação padrão é que seja feita a escovação dos dentinhos sem pasta de dente. Se possível, uma vez ao dia, pode ser aplicado o flúor dentifrício.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Dispositivo detecta vírus associado à câncer bucal em pacientes com HIV
Uma pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Ronco, impotência, sobrepeso; combata com saúde bucal
A idade vai chegando e o homem ganha cada vez mais intimidade com três inimigos: sobrepeso, ronco e impotência. Os três estão relacionados, um pode piorar o outro e a saúde bucal também está ligada a eles.
Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda
Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição.
Saiba como fazer a manutenção de protetores bucais
Depois de feitos os ajustes em seu protetor bucal para que este se encaixe corretamente nos dentes, é preciso que você aprenda a fazer a manutenção do aparelho.
Idosos são beneficiados com o uso de aparelho ortodôntico
Terceira idade é o termo utilizado para representar a população de indivíduos com mais de 60 anos de idade. O número de idosos cresce de maneira significativa graças aos avanços na medicina, na tecnologia e na melhora das condições de vida e de trabalho.
Chá verde pode prevenir problemas na gengiva
Tomar chá verde todos os dias pode ser uma boa forma de prevenir problemas na gengiva, segundo estudo japonês publicado no Journal of Periodontology. Examinando 940 homens com idades entre 49 e 59 anos, os pesquisadores descobriram que a propensão a doença periodontal