Publicado por Redação em Dental - 12/08/2013 às 11:03:05
Cárie de mamadeira: saiba como evitar este problema
Muitos pais e mães não sabem, mas os primeiros dentinhos que nascem nos bebês já despontam necessitando de cuidados. É difícil imaginar que os dentes tão novinhos podem ser alvo de doenças bucais, mas caso não haja a higienização adequada, eles podem sim ser atingidos pela cárie de acometimento precoce, mais conhecida popularmente como a cárie de mamadeira.
O termo corresponde ao período em que as crianças estão sendo alimentadas, na maioria das vezes, por mamadeiras. É nesta época em que alguns fatores de risco já começam a surgir prejudicando a saúde bucal. O primeiro deles é a frequência com que a criança toma a mamadeira. “Muitos chegam a tomar a mamadeira até os 4 anos de idade e muitas vezes ao dia. E na mamadeira vai tudo: suco, água, leite”, diz o odontopediatra Marcelo Bonecker.
É aí que surge o segundo problema: os açúcares. “Além da alta frequência (uma criança com menos de um ano toma a mamadeira a cada três horas), os líquidos oferecidos ao bebê são açucarados. Quando não se faz a higiene bucal da criança após a mamada, as bactérias grudam nos dentes e os açucares acabam ocasionando a desmineralização dos dentes, formando a cárie”, destaca.
Prevenção
Segundo Bonecker, uma simples escovação já minimizaria o problema, pois evitaria que as bactérias se instalassem nos dentes. “O maior problema, a meu ver, é à noite, pois os pais não querem que a criança acorde e colocam-na para dormir depois de mamar. O leite fica parado na boca e esse processo que citei se torna ainda mais danoso”, diz.
Por isso, a dica é dar uma mamadeira de água após o leite da madrugada. Assim, garante-se que os dentes não ficarão sujos com restos de leite. “Durante o dia, o problema é menor, pois a criança vai salivando e esse processo ajuda a limpar os dentes”, aponta o odontopediatra.
É recomendado, ainda, que os pais procurem o dentista para avaliação de como deve ser feita a higienização dos dentes da criança, mas a recomendação padrão é que seja feita a escovação dos dentinhos sem pasta de dente. Se possível, uma vez ao dia, pode ser aplicado o flúor dentifrício.
Veja abaixo mais oito dicas para evitar os problemas:
1 - Caso não haja a higienização adequada, os dentes de leite podem ser atingidos pela cárie de acometimento precoce, mais conhecida popularmente como a cárie de mamadeira.
2 - O termo corresponde ao período em que as crianças estão sendo alimentadas, na maioria das vezes, por mamadeiras. É nesta época em que alguns fatores de risco já começam a surgir prejudicando a saúde bucal.
3 - O primeiro fator que prejudica a saúde bucal é a frequência com que a criança toma a mamadeira. Muitos chegam a mamar até os 4 anos de idade e muitas vezes ao dia.
4 - Na mamadeira vai tudo: suco, água, leite. É aí que surge o segundo problema: os açúcares. Além da alta frequência (uma criança com menos de um ano toma mamadeira a cada três horas), os líquidos oferecidos ao bebê são açucarados.
5 - Quando não se faz a higiene bucal da criança após a mamada, as bactérias grudam nos dentes e os açúcares acabam ocasionando a desmineralização dos dentes, formando a cárie. O maior problema é à noite, pois os pais não querem que a criança acorde e colocam-na para dormir depois de mamar. O leite fica parado na boca e esse processo se torna ainda mais danoso.
6 - A dica é dar uma mamadeira de água após o leite da madrugada. Assim, garante-se que os dentes não ficarão sujos com restos de leite.
7 - Durante o dia, o problema é menor, pois a criança vai salivando e esse processo ajuda a limpar os dentes.
8 - É recomendado, ainda, que os pais procurem o dentista para avaliação de como deve ser feita a higienização dos dentes da criança, mas a recomendação padrão é que seja feita a escovação dos dentinhos sem pasta de dente. Se possível, uma vez ao dia, pode ser aplicado o flúor dentifrício.
Fonte: Terra
Posts relacionados
A importância dos cuidados com a boca durante a gravidez
Os hormônios da gestação mexem muito com o corpo e facilitam, inclusive, a ocorrência de problemas dentários. Saiba por que você precisa tomar um cuidado extra com a saúde bucal durante os nove meses
Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie
Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.
Partículas que aderem ao dente podem proteger contra a cárie
Partículas que aderem ao dente podem promover uma proteção de longa duração contra a cárie, ao se ligarem às superfícies dentais e liberarem gradualmente agentes antimicrobianos, dizem pesquisadores num estudo publicado numa edição recente do Antimicrobial Agents and Chemotherapy.