Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 25/04/2011 às 11:21:44
Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje no país
A partir desta segunda-feira, idosos, indígenas, gestantes e crianças entre seis meses e menos de dois anos de idade devem ser imunizados contra a gripe, dentro da campanha nacional de vacinação.
A meta do governo federal é vacinar de 24 milhões a 30 milhões de pessoas contra três tipos de vírus, inclusive o H1N1.
Neste ano, entraram na campanha as gestantes e as crianças --os dois grupos haviam sido incluídos excepcionalmente na vacinação contra o H1N1 no ano passado). Quem não faz parte desses grupos pode procurar clínicas particulares, onde a vacina é paga.
Cada pessoa deve tomar uma dose da vacina, com exceção das crianças, que têm que receber duas (a segunda 30 dias após a primeira).
A única contraindicação é para pessoas com alergia a ovo.
A campanha vai até o dia 13 de maio, de segunda a sexta, nos postos de saúde de todo o país. Em 30 de abril, um sábado, as salas de vacina dos postos de saúde de todo Estado de São Paulo também estarão abertos das 8h às 17h.
VACINA
A campanha, que desde 1999 tinha como foco os idosos e indígenas, ampliou neste ano sua abrangência para outras faixas vulneráveis da população, como as crianças e as gestantes, além dos trabalhadores da saúde.
Das internações por influenza e pneumonias em 2009, 24% foram de maiores de 60 anos de idade, e 19% de menores de dois anos.
"[A vacina] é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias", afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde.
DILMA
A presidente Dilma Rousseff participou da campanha, no posto de saúde do Palácio do Planalto.
No programa semanal "Café com a Presidenta", ela avaliou que a gripe não é "uma doença banal" e ressaltou que a enfermidade deixa a defesa do corpo mais fraca, podendo provocar complicações ou mesmo favorecer o aparecimento de outros problemas.
Ao citar a epidemia de influenza A (H1N1), registrada em 2009 e 2010, Dilma destacou que as principais populações atingidas foram as gestantes e as crianças menores de 2 anos. Por esta razão, os grupos foram incluídos na vacinação este ano.
"E os trabalhadores da saúde têm que estar vacinados para não transmitir a gripe a quem procura os serviços médicos", explicou Dilma. Segundo ela, o Ministério da Saúde vai distribuir, ao todo, 33 milhões de doses da vacina.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 25.04.11