Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/06/2011 às 09:40:28

Câmara aprova projeto que veta SPCs de inscrever cidadão que contestou dívida

SÃO PAULO – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que veta os SPCs (serviços  de proteção ao crédito) de incluir nos seus bancos de dados os nomes de consumidores que tenham entrado com recurso contra a execução da dívida.

O projeto, aprovado na última quinta-feira (2) pela Comissão, segue para o Senado se não houver recurso para sua votação no Plenário.

Texto aprovado
Conforme o texto aprovado, "o consumidor que se opuser à execução de qualquer natureza por meio de embargos ou impugnação, desde que seguro o juízo, não deverá ter seus dados ou informações pessoais inscritos em bancos de dados e cadastros de devedores de serviços de proteção ao crédito e congêneres".

Vale lembrar que embargo se refere a um recurso que o consumidor tem a seu dispor quando perde uma ação que demanda o pagamento de débito. Nesse caso, ele pode entrar com o embargo para rever a decisão. Mas antes disso, é preciso que o interessado tenha efetuado o depósito em juízo do valor cobrado ou indicar bens de valor equivalente ao montante exigido.

Avaliação
O projeto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), ao Projeto de Lei 901/07, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

De acordo com Colatto, não é justo que o consumidor, mesmo dando garantias em juízo da sua dívida, permaneça com seus dados ou informações pessoais inscritos em banco de dados dos serviços de proteção ao crédito, em situação semelhante aos inadimplentes ou aos maus pagadores em geral.

Fonte: web.infomoney.com.br | 26.05.11


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Prévia da inflação em dezembro fica dentro do teto da meta em 12 meses

Alimentos e bebidas puxaram alta no mês, mais que o dobro de novembro. Acumulado do ano chega a 6,46%, ligeiramente abaixo da meta.

Notícias Gerais, por Redação

A partir de janeiro, SP terá 140 linhas de ônibus circulando de madrugada

'Corujão'. Serão 430 veículos, em dois sistemas: um percorrerá o traçado do metrô e outro funcionará de forma circular, em bairros com maior demanda, como a Vila Madalena; Prefeitura ainda promete reforçar a iluminação em mais de 100 pontos de conexão

Notícias Gerais, por Redação

Juros futuros caem, repercutindo declarações de Mantega e cenário externo

Os principais contratos de juros futuros tiveram queda nesta quinta-feira (14), pelo sexto dia seguido. Os investidores repercutiram as declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega e os indicadores do varejo, além do cenário internacional negativo.

Notícias Gerais, por Redação

Mais de 2,7 milhões de contribuintes já entregaram declaração do IR 2012

Até as 18h da sexta-feira (16), 2.732.410 de contribuintes já entregaram a declaração do Imposto de Renda da pessoa física, segundo a Receita Federal do Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Família e internet são fontes de informação de jovens sobre investimentos

"Internet é fonte de informação e influência e a discussão sobre como gerenciar despesas está longe das escolas, ou seja, é em casa que a coisa tem que ser resolvida".

Deixe seu Comentário:

=