Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/07/2011 às 13:46:15

Câmara analisa projeto de punição mais rígida para médico que realizar aborto

A Câmara está analisando o Projeto de Lei 1545/11, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que prevê pena de 6 a 20 anos para médico que realiza aborto, além da cassação do registro profissional. A proposta altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).
 
De acordo com a publicação, a lei permite o aborto apenas em dois casos: quando não há outro meio de salvar a vida da gestante e quando a gravidez for resultado de estupro. Pelo projeto, em qualquer situação fora dessas hipóteses, a pena será a mesma: 6 a 20 anos.
 
Atualmente, o Código Penal pune o médico com um a quatro anos de prisão caso o aborto seja feito com o consentimento da gestante, e com 3 a 10 anos se não houver consentimento. Se a gestante sofrer lesão corporal grave durante o procedimento, a pena pode chegar a 13 anos e 4 meses. Só em caso de morte da mãe, a prisão máxima é de 20 anos.
 
Segundo o autor da proposta, as penas para o aborto são “extremamente brandas”. “Ao aborto praticado por médico deve ser atribuída penalidade mais grave do que quando o crime é praticado por terceiro, pelo compromisso profissional de preservar a vida”, disse.
 
Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, pelo Plenário.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 12.07.11

Seguros Pessoais

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Descoberto primeiro alarme do corpo na invasão de um vírus

Pesquisadores localizaram um ponto exato no corpo humano onde é dado o primeiro sinal de alerta do ataque de um vírus, acionando o sistema imunológico.

Saúde Empresarial, por Redação

Carência de especialistas vai guiar residência médica

O governo federal quer mudar o foco das residências médicas e vai passar a priorizar a aprovação de programas de acordo com a necessidade das regiões por determinados especialistas.

Saúde Empresarial, por Redação

Conheça estrutura de ouvidoria dos planos de saúde

Agência está criando uma bonificação específica no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar para as operadoras que tenham ouvidorias em sua estrutura

Deixe seu Comentário:

=