Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/11/2011 às 10:31:27

Brasileira Embraer é alvo de protecionismo nos EUA

A Embraer se tornou alvo de uma campanha protecionista nos Estados Unidos, cujo objetivo é impedi-la de vencer um contrato da Força Aérea americana de quase US$ 1 bilhão, informa reportagem de Patrícia Campos Mello publicada na edição desta terça-feira da Folha.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A empresa brasileira participa de uma concorrência da Força Aérea americana para fornecer 20 aviões (que podem chegar a 55) para serem usados no Afeganistão e nos EUA. O Super Tucano da Embraer concorre com o AT-6 da americana Hawker Beechcraft, que se associou à Lockheed Martin para a concorrência.

A ofensiva protecionista está ocorrendo em três níveis: congressistas do Kansas, onde está baseada a Hawker, requisitaram a abertura de uma investigação pelo International Trade Commission (ITC) para determinar se a Embraer está recebendo subsídios do governo brasileiro, o que seria ilegal.

Ao mesmo tempo, defensores da Hawker lançaram uma campanha de relações públicas pressionando o Departamento de Defesa a dar o contrato para a companhia americana, porque a vitória da Embraer iria "eliminar 1400 empregos americanos em uma época de recessão" e iria "terceirizar a segurança nacional dos EUA, deixando-a nas mãos de uma empresa estrangeira".

Por fim, a Hawker se prepara para atacar a Embraer em seu flanco mais vulnerável. "Não é possível que uma empresa que está sendo investigada por corrupção continue participando da concorrência; vamos pedir que o Congresso estabeleça uma comissão de inquérito em cima do contrato", disse à Folha Todd Tiahrt, que foi deputado por 15 anos pelo Kansas, e agora é consultor da Hawker.

A Embraer está sendo investigada pela Securities and Exchange Commission (CVM dos EUA), sobre uma possível violação da Lei anticorrupção no Exterior.

A Embraer limitou-se a mandar uma declaração. "Esta investigação (da SEC) é apenas uma investigação, e quaisquer conclusões sobre seus resultados potenciais são prematuras," escreveu Jackson Schneider, vice-presidente de Relações Institucionais da Embraer. Procurada algumas vezes, a Hawker não se pronunciou.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|08.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Como a economia brasileira pode ultrapassar a japonesa?

A economia brasileira pode ultrapassar a japonesa (em paridade poder de compra) e ocupar o 4º lugar mundial até 2050, segundo o estudo “World in 2050 -

Notícias Gerais, por Redação

Gestão sustentável reduz custos das empresas

Não há incompatibilidade entre um empreendimento rentável e uma gestão voltada para a sustentabilidade. Para o Sebrae, uma empresa com práticas sustentáveis reduz seus custos operacionais por consumir menos água, energia e matéria-prima, além de reduzir a geração de resíduos e poluição.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma promete apoio a pequenas empresas de tecnologia

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (3) que as pequenas empresas de tecnologia são uma aposta do governo para criar empregos, especialmente para jovens.

Notícias Gerais, por Redação

Receita libera amanhã consultas ao 3º lote de restituição de IR do ano

A Receita Federal libera nesta quarta-feira a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) de pessoa física. No total, serão depositados R$ 2,2 bilhões em restituições referentes aos anos 2008 a 2012.

Deixe seu Comentário:

=