Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/11/2011 às 09:29:54

Bolsas europeias recuam após decisão grega de fazer referendo

Em Londres, o índice FTSE 100 registra queda de 2,90%, para 5.383 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX cai 3,92%, para 5.900 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 apresenta decréscimo de 4,06%, para 3.111 pontos.

Grécia gera temor sobre crise e Bolsas da Ásia caem
Anúncio de referendo grego desperta desconfiança na Europa
Entenda os objetivos do acordo europeu

O anúncio surpreendente do primeiro-ministro George Papandreou de que vai colocar o pacote de resgate da Grécia em um referendo ameaça intensificar a crise da zona do euro, além de gerar queixas na Alemanha de que Atenas esteja tentando se esquivar do acordo.

Os líderes da zona do euro concordaram na semana passada em conceder a Atenas um segundo pacote, de € 130 bilhões de euros, e um corte de 50% em sua dívida. O preço do pacote é um programa de cortes de gastos que desencadeou uma onda de protestos entre os gregos.

Papandreou disse que precisava de maior apoio político para as medidas fiscais e as reformas estruturais exigidas pelos credores internacionais.

Um líder da coalizão da chanceler alemã, Angela Merkel, disse na terça-feira que estava "irritado" com o anúncio de Papandreou. "Isso soa como alguém que está tentando se esquivar do que foi acordado --uma coisa estranha a se fazer", disse Rainer Bruederle, líder parlamentar do Partido Liberal Democrata FDP).

"Só se pode fazer uma coisa: fazer os preparativos para a eventualidade de que haja um estado de insolvência na Grécia."

Segundo analistas, as últimas pesquisas de opinião mostram que a maioria dos gregos têm uma visão negativa sobre o acordo de resgate.

Fonte: www1.folha.uol.com.br| 01.11.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê Selic em 7,25% até o final do ano

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) na última semana preveem que a taxa básica de juros da economia brasileira deve continuar baixando ao longo deste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Educação impulsiona desaceleração na inflação semanal, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que mede a inflação semanal, subiu 0,27% na terceira quadrissemana de fevereiro, ante alta de 0,3% na segunda quadrissemana, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Analistas divergem sobre rumos da Bovespa

O plano europeu anticrise e o "calote organizado" da Grécia reduziram as incertezas, levando a Bovespa à melhor semana no ano (alta de 7,7%) e o dólar, ao maior recuo mensal (baixa de 10,5%) desde 2003.

Deixe seu Comentário:

=