Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/11/2011 às 08:57:35

Bolsas da Ásia caem por temor com crédito na Europa

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa pelo quarto dia seguido nesta sexta-feira, enquanto as dificuldades de financiamento aumentavam na Europa, com os juros pagos em bônus da Espanha atingindo um nível insustentável.

Preocupações sobre a crise de dívida europeia fizeram investidores fugir do risco das commodities, que ampliaram o declínio de quinta-feira, quando seus preços tiveram a maior redução desde setembro.

Pressionado pelo setor de recursos naturais, o índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,16%. A queda das commodities também afetou o mercado da Austrália, que tombou 1,91%.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,23%, fechando a terceira semana no vermelho, com baixa acumulada de 18% neste ano.

O primeiro-ministro italiano Mario Monti prometeu que seu país implementará reformas fiscais radicais para sair da crise de dívida. O nervosismo do investidor continuou firme, porém, diante da dificuldade que os governos da zona do euro estão enfrentando para levantar fundos, com os bancos restringindo o crédito e a liquidez do mercado.

"A crise de dívida da zona do euro está se transformando em uma crise de liquidez global e levando a um círculo vicioso de aperto crescente de crédito, gerando a venda de ativos de risco", avaliou Kazuto Uchida, direto-executivo da divisão de mercados globais do Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ.

O índice de Seul encerrou em baixa de 2%. O mercado se desvalorizou 1,73% em Hong Kong e a Bolsa de Taiwan perdeu 2,08%, enquanto o índice referencial de Xangai declinou 1,89%. Cingapura retrocedeu 1,72%.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|18.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

15 competências esperadas de líderes sustentáveis

Tese do norte-americano Barrett Brown traça perfil do novo perfil dos líderes globais. O estudo apontou que, para liderar instituições, empresas e governos, os novos profissionais precisam ser sustentáveis e buscar constantemente por novas formas e fontes de conhecimento.

Notícias Gerais, por Redação

Perfil conservador de contratantes de previdência privada passa de mãe para filho

Motivada pelo Dia das Mães, a SulAmérica analisou sua carteira de previdência privada e identificou o perfil dos investidores que procuram por este tipo de plano para seus filhos.

Notícias Gerais, por Redação

Salário avança e investimento de empresa diminui, aponta IBGE

O peso dos salários e das outras remunerações de empregados no PIB (Produto Interno Bruto) do país avançou nos últimos anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa parcela passou de 40,1% em 2005 para 43,6% em 2009.

Deixe seu Comentário:

=