Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/06/2012 às 08:55:30

Boleto de oferta contraria normas de proteção e defesa do consumidor, diz Procon-SP

Na última segunda-feira (12), a Fundação Procon-SP encaminhou ao Banco do Brasil, um ofício questionando a criação do boleto de oferta, que segundo a instituição, fere o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

De acordo com a Fundação, o documento, enviado ao consumidor como oferta de serviços e produtos sem que ele tenha solicitado, legitima uma prática abusiva. “A medida facilita o envio de ofertas sem solicitação e pode prejudicar o consumidor”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

Prática abusiva
Segundo a Fundação, no texto da circular, o BC conceitua o que o Procon-SP considera irregular: “Boleto de oferta: utilizado para a oferta de produtos e serviços, para sua aceitação e para o pagamento da obrigação resultante dessa manifestação de vontade”, informa a instituição.

Góes explica que para a emissão de um boleto bancário deve haver antes o pedido ou a contratação por parte do consumidor. “O cidadão deve receber em sua casa, ou trabalho, apenas a cobrança por algo que ele quis adquirir e que se comprometeu a pagar”, explica.

De acordo com o diretor do Procon-SP, o consumidor pode reclamar sobre esses boletos e as empresas responsáveis poderão ser autuadas pela prática abusiva, caso seja comprovada.

Fonte: Infomoney


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Instituto: mercado necessita de especialistas em qualidade de vida

O mercado de trabalho necessita atualmente de 20% de profissionais de gestão de pessoas, segundo dados divulgados nesta segunda-feira por especialistas da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Notícias Gerais, por Redação

Governo corta impostos e quer banda larga em metade das casas até 2014

O governo anunciou nesta terça-feira (3) incentivos fiscais para acelerar os investimentos em telecomunicações e ampliar o acesso à internet em bandar larga.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar cai abaixo de R$ 1,70 com injeção de liquidez do BCE

O dólar operava em queda ante o real nesta quarta-feira, após a divisa dos Estados Unidos fechar na sessão anterior abaixo do patamar de R$ 1,70 pela primeira vez desde 28 de outubro de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil deve crescer 2,7% em 2012, estima ONU

O Brasil deve crescer 2,7% neste ano, segundo estimativa divulgada em relatório da Unctad (agência de assuntos econômicos da ONU) nesta terça-feira (17) em Genebra.

Deixe seu Comentário:

=