Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/05/2013 às 09:06:35
BNDES vê crescimento de "pelo menos" 3,5% em 2013
Para o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, a economia brasileira deve crescer "pelo menos" 3,5% em 2013. A estimativa do presidente do banco público de fomento está alinhada com a previsão oficial do governo, que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, enviada pelo Executivo ao Legislativo.
"Para o Brasil estou confiante de que teremos um crescimento de pelo menos 3,5% este ano. Vamos lutar muito para dar consistência ao ciclo de investimento duradouro que seja capaz de fazer subir a taxa agregada de investimento no País, levando o investimento a liderar o processo de crescimento no Brasil", afirmou durante audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Infraestrutura do Senado, realizada na manhã desta quarta-feira.
Para Coutinho, o cenário ideal é aquele em que os investimentos "puxem" o desempenho da economia brasileira. Mais cedo, ele disse que o aumento dos pedidos de financiamentos a obras e outros tipos de investimentos aponta para uma recuperação dos níveis de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País. A expectativa do presidente do BNDES é desembolsar R$ 30 bilhões para investimento em infraestrutura somente em 2013 - número que pode aumentar.
Inflação
Coutinho afirmou, ainda, que a queda da inflação em 2013 pode ser maior do que a esperada, "dependendo da eficácia das políticas macroeconômicas, da contribuição mais positiva da safra agrícola e da conjuntura internacional, a desinflação brasileira pode ser melhor do que está se desenhando agora. Que não paire a dúvida da disposição firme do governo que a inflação não escape do controle", disse.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Confiança do consumidor sobe 1,4% em setembro--FGV
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas subiu 1,4 por cento em setembro na comparação com agosto, ao passar de 120,4 pontos para 122,1 pontos, informou a FGV nesta segunda-feira.
Confiança dos empresários volta a crescer em maio, diz CNC
A confiança dos empresários do comércio registrou uma leve alta, de 1,0%, em maio, na comparação com abril deste ano. É o que revela o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio),
Ainda não comprou o presente de Natal? Saiba como fazer uma boa compra
No Natal é sempre bacana dar e receber presentes. Mas é preciso ter alguns cuidados para não passar por perrengues na hora da troca. Preparamos algumas dicas para o consumidor fazer boas compras desde enfeites até eletrodomésticos.
Bovespa cai 0,58% por cautela de investidor; dólar vale R$ 1,76
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) não destoa dos demais mercados financeiros e também oscila no campo negativo.
Autoridades líbias retomam negociações para rendição de Bani Walid
As autoridades dos rebeldes líbios retomaram nesta terça-feira as negociações que estavam interrompidas desde domingo com líderes locais de Bani Walid.