Publicado por Redação em Dental - 19/06/2012 às 11:57:44

Bebidas energéticas e isotônicas: perigo para os dentes

A investigação, realizada na Universidade de Southern Illinois, demonstra que os elevados níveis de acidez destas bebidas promove a desmineralização do esmalte dentário de forma generalizada. Em algumas das bebidas analisadas bastaram cinco dias de consumo diário para que o esmalte dentário começasse a deteriorar-se.

Os autores do estudo analisaram 13 bebidas isotônicas e nove bebidas energéticas, concluindo que os níveis de acidez variam e também na mesma marca, em função dos diferentes sabores que, por vezes, implicam uma maior acidez.

Os testes laboratoriais realizados pela equipe de cientistas revelaram que tanto as bibidas isotônicas como as energéticas danificam o esmalte, mas o maior potencial de danos está nas bebidas energéticas que é o dobro das bebidas isotônicas.

A utilização dessas bebidas ao longo do tempo pode levar a perda irreversível do esmalte, levando a um aspecto amarelado permanente, que não é resolvido com branqueamento dentário, visto não haver esmalte, para além de aumentar a suceptibilidade à sensibilidade dentária.

Para quem toma essas bebidas, os cientistas recomendam só escovarem os dentes uma hora após a sua toma, caso contrário, ao escovar os dentes estará potencializando os efeitos nocivos da desmineralização.

Por isso, fica o conselho: é preciso esperar antes de escovar os dentes. Essa espera dá tempo para que a saliva atue no processo de recalcificação do esmalte e dentina expostos.

Portando, depois da leitura do estudo relatado, fica aqui o alerta para o consumo cauteloso dessas bebidas.

Passem a palavra aos seus pacientes, amigos e familiares.

Fonte: www.odontologiainblog.blogspot.com

Posts relacionados

Dental, por Redação

Assistência odontológica no SUS aumenta 15 vezes

Com o Brasil Sorridente, quantidade de atendimentos salta de 10 milhões para 150 milhões de pessoas. Cobertura populacional do programa cresce 400%. Avanços são apresentados no Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista

Dental, por Redação

Escovar os dentes é a principal medida contra o problema, mas existem outros cuidados

Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito. Mesmo assim, a maior parte das pessoas já passou por algum aperto por conta da halitose, como o problema é chamado pelos profissionais.

Dental, por Redação

Projeto de Lei implanta política de saúde bucal em MT

População de Mato Grosso passará a contar, em breve, com uma política específica na área de saúde bucal, onde será oferecida prestação de assistência odontológica integral.

Deixe seu Comentário:

=