Publicado por Redação em Dental - 19/06/2012 às 11:57:44

Bebidas energéticas e isotônicas: perigo para os dentes

A investigação, realizada na Universidade de Southern Illinois, demonstra que os elevados níveis de acidez destas bebidas promove a desmineralização do esmalte dentário de forma generalizada. Em algumas das bebidas analisadas bastaram cinco dias de consumo diário para que o esmalte dentário começasse a deteriorar-se.

Os autores do estudo analisaram 13 bebidas isotônicas e nove bebidas energéticas, concluindo que os níveis de acidez variam e também na mesma marca, em função dos diferentes sabores que, por vezes, implicam uma maior acidez.

Os testes laboratoriais realizados pela equipe de cientistas revelaram que tanto as bibidas isotônicas como as energéticas danificam o esmalte, mas o maior potencial de danos está nas bebidas energéticas que é o dobro das bebidas isotônicas.

A utilização dessas bebidas ao longo do tempo pode levar a perda irreversível do esmalte, levando a um aspecto amarelado permanente, que não é resolvido com branqueamento dentário, visto não haver esmalte, para além de aumentar a suceptibilidade à sensibilidade dentária.

Para quem toma essas bebidas, os cientistas recomendam só escovarem os dentes uma hora após a sua toma, caso contrário, ao escovar os dentes estará potencializando os efeitos nocivos da desmineralização.

Por isso, fica o conselho: é preciso esperar antes de escovar os dentes. Essa espera dá tempo para que a saliva atue no processo de recalcificação do esmalte e dentina expostos.

Portando, depois da leitura do estudo relatado, fica aqui o alerta para o consumo cauteloso dessas bebidas.

Passem a palavra aos seus pacientes, amigos e familiares.

Fonte: www.odontologiainblog.blogspot.com

Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Conselho de Odontologia de SP alerta para falta de flúor na água

Quantidade encontrada nas amostras está abaixo do exigido. A adição da substância no tratamento da água é lei federal.

Dental, por Redação

Higiene bucal

Manter uma higiene oral correta não é só para ter um sorriso bonito é a chave para evitar a placa dental, cáries, gengivite, periodontite e outros problemas bucais.

Dental, por Redação

Escovar os dentes é a principal medida contra o problema, mas existem outros cuidados

Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito. Mesmo assim, a maior parte das pessoas já passou por algum aperto por conta da halitose, como o problema é chamado pelos profissionais.

Dental, por Redação

Saiba se você é candidato para clarear os dentes

Quase todas as pessoas, que têm dentes naturais e permanentes, podem ser candidatos ao clareamento dental. Seu dentista poderá avaliar sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento que é mais adequado para você.

Dental, por Redação

Lactobacilos vivos combatem doença periodontal

Já imaginou pílulas de bactérias que fazem bem para a saúde? Por mais estranho que pareça, foi nisso que uma indústria farmacêutica sueca investiu quando desenvolveu pastilhas com lactobacillus reuteri Prodentis.

Dental, por Redação

Uso adequado do creme dental garante segurança

Um relato de caso que recentemente apareceu nos noticiários descreve quatro histórias de pacientes que disseram ter desenvolvido problemas neurológicos, presumivelmente por ingestão excessiva de alguns cremes dentais contendo zinco.

Dental, por Redação

O que é um diastema e como tratá-lo?

O "diastema" é uma área de espaço extra entre dois ou mais dentes. É mais frequentemente observado nos dois dentes frontais da arcada superior.

Deixe seu Comentário:

=