Publicado por Redação em Dental - 11/06/2015 às 12:14:02

Bê-á-bá do dentista explica termos difíceis e engraçados

Visite seu dentista regulamente

Você sabe o que é pulpite, bruxismo, sapinho e diastema? Então se liga nessa matéria para não ficar perdido na sua próxima consulta

É muito ruim ir ao dentista e ver o profissional usar termos e te dar diagnósticos que você não sabe o que significam. Por isso, o Terra e o alguns especialistas decidiram fazer uma cartilha com o bê-á-bá dos dentistas para ajudar você na próxima consulta. Pronto para aprender?

Quando ele diz:

Que você está com saburra lingual

Ele quer dizer que você está com uma camada esbranquiçada no fundo da língua. Essa camada é um acúmulo de restos de alimentos, bactérias e descamações da mucosa bucal que podem causar mau hálito.

Que você sofre com bruxismo

ele quer dizer que você tem o hábito de ranger ou apertar os dentes sem perceber ou dormindo. Esse costume, que é mais comum à noite, pode causar problemas bucais sérios se não for tratado rápido. “Essa pressão forte exercida nos dentes pode causar fratura, desgaste ou amolecimento do dente e inflamações na gengiva”, diz o dentista, Alexandre Bussab.

Que você tem diastema

Ele quer dizer que você tem um espaço entre um ou mais dentes, embora seja mais comum nos dois incisivos superiores, igual eram os dentes do Ronaldo Fenômeno, sabe?

Que você está com pulpite

Ele quer dizer que você está com uma inflamação na polpa do dente (a parte mais interna, onde fica o nervo). “Quando a polpa inflama, ela não tem espaço para aumentar de volume e, por isso, causa uma pressão dentro do dente, provocando uma forte dor”, diz Alexandre.

Que você está com sapinho

Ele quer dizer que você está com uma infecção na boca causada por fungos, que se caracteriza por uma mancha branca no céu da boca que causa dor e incômodo. É uma doença bem mais comum em bebês.

Que você está com periodontite

Ele quer dizer que você está com uma inflamação grave na gengiva. Essa doença é um estágio mais avançado da gengivite, que você teve anteriormente e não tratou como deveria. “A periodontite compromete todos os tecidos ao redor do dente e causa retração gengival. Se não tratada rápido, pode causar amolecimento do dente, dor, sangramento, deslocamento e até perda dental”, diz o especialista.

Que você precisa de um tratamento de canal

Ele quer dizer que a polpa do seu dente está seriamente danificada e precisa ser removida para que a região seja limpa, preparada e vedada, dando fim a dores fortes causada pela exposição dos canais que levam até a raiz do dente. “Antigamente esse tratamento era visto como o vilão dos consultórios, mas hoje pode ser feito em uma única sessão, em uma hora e sem grandes sofrimentos para o paciente”, diz Alexandre.

Que você está com distúrbios da ATM

Ele quer dizer que a sua articulação temporomandibular (essa que fica atrás da bochecha e liga a mandíbula ao crânio, chamada de ATM) está apresentando falhas por excesso de trabalho (afinal, ela é responsável pela fala, pelo ato de engolir e mastigar).

“Como qualquer outra articulação, a ATM tem um disco articular que, às vezes, entra em descompasso e acaba se deslocando, causando dores em um primeiro momento e travamento em casos mais sérios”, diz Alessandro Silva, cirurgião buco maxilo facial e diretor da Interclin.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cárie

Chiclete tem como base a espécie Lactobacillus acidophilus, que resiste a várias condições de processamento para combater o Streptococcus mutans, um dos principais causadores da cárie

Dental, por Redação

Aprenda a usar a escova interdental

O fio dental e a escova interdental chegam a lugares que a escova não alcança e eliminam restos de alimento e bactérias que ficam entre os dentes.

Dental, por Redação

Dor orofacial; saiba quais as causas

Se você tem dor na cabeça, na face, no pescoço ou na boca, é sinal de dor orofacial. As causas são diversas, a dor tem origem no sistema nervoso, e é relacionada com fatores psicológicos e doenças graves, como tumores.

Dental, por Redação

Dicas para prevenir o mau hálito

Realize escovações adequadas de 3 a 4 vezes por dia, associadas ao raspador lingual e ao fio dental

Deixe seu Comentário:

=