Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/09/2011 às 10:54:05

BC vê inflação maior e com 45% de chance de estourar a meta

O Banco Central aumentou a previsão de inflação neste ano de 5,8% para 6,4% e avalia que há 45% de chance de que os preços fiquem acima do limite da meta fixada pelo governo.

A meta de inflação é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Hoje, os preços acumulam alta de 7,23% em 12 meses.

A projeção não considera, no entanto, o nível atual do dólar. O BC usou na conta uma taxa de R$ 1,65, valor em que estava no dia 9 de setembro.

O BC também não colocou no cálculo o impacto de novas reduções da taxa básica de juros, que está hoje em 12% ao ano.

Para 2012, a previsão caiu de 4,8% para 4,7%. Nesse caso, as estimativas para o dólar e juros também estão defasadas.

O BC também calcula a inflação com base nas previsões do mercado financeiro. Nesse caso, a estimativa de 2011 também é de 6,4%. Para 2012, passou de 4,9% e para 5,0%.

25% DE CRISE

O BC calculou ainda como ficaria a inflação se a crise externa tivesse um impacto sobre o Brasil equivalente a 25% do que aconteceu em 2008/2009. A instituição considera uma crise "mais persistente e menos aguda".

Nesse cenário, a inflação também fica em 6,4% neste ano e recua para 4,7% em 2012.

Os números fazem parte do Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (29).

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 29.09.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Alta da Selic muda remuneração da poupança; saiba para qual valor

Com o aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic), anunciado nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC)

Notícias Gerais, por Redação

Menor sob guarda judicial é dependente dos avós?

Nem sempre quem cuida do filho são os pais, mas os avós. Esses às vezes tomam a dianteira da criação dos netos e se responsabilizam pela educação, inclusive os gastos. Principalmente quando os avós detém a guarda judicial deles.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem 1º semestre perdido; 2013 será diferente

"O ano que vem vai ser muito diferente". A afirmação de Marcelo Carvalho, economista-chefe do BNP Paribas para a América Latina, resume a expectativa de grande parte do mercado sobre a economia brasileira e mostra que este ano não terá um grande destaque.

Notícias Gerais, por Redação

Investimentos: quase um terço dos brasileiros espera retorno de até 25% este ano

Os brasileiros estão otimistas com as suas aplicações financeiras este ano. De acordo com a Pesquisa Global de Opinião dos Investidores de 2012, realizada pela Franklin Templeton,

Notícias Gerais, por Redação

Entrega do IR até sábado permite débito em conta desde a 1ª cota

O contribuinte que tiver imposto a pagar após a entrega da declaração e desejar quitá-lo em parcelas por débito automático em conta-corrente desde a primeira cota tem de entregar a declaração até o próximo sábado, dia 31 deste mês.

Deixe seu Comentário:

=