Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/10/2014 às 10:36:47

BC lembra que cliente bancário não precisa contratar pacote de serviços

O Banco Central e o Ministério da Justiça divulgaram nesta sexta-feira (10) boletim que explica o que são os pacotes de serviços oferecidos pelas instituições bancárias e os cuidados que devem ser tomados ao contratá-los.
 
A autoridade monetária e o Ministério da Justiça destacam também que a adesão a um pacote de serviços oferecidos pelos bancos "não é obrigatória" e acrescentam que o cliente tem a opção de utilizar serviços individualizados.

Para saber qual a melhor alternativa, informam o BC e o Ministério da Justiça, é preciso comparar o que se pagaria em tarifas avulsas com o valor do pacote.

"É facultado ao cliente a utilização e pagamento de serviços individualizados, além dos serviços gratuitos previstos na regulamentação, sem a necessidade de adesão ou contratação específica de pacote de serviço. Essa informação deve constar de forma destacada no contrato de abertura de conta de depósitos", diz o boletim.


Serviços que não podem ser cobrados

O governo ressalta que há serviços que não podem ser cobrados dos clientes dos bancos, como cartão de débito, quatro saques, dois extratos mensais e duas transferências entre contas na própria instituição por mês, além de consultas pela internet ilimitadas. Esclarece também que o valor cobrado mensalmente pelo pacote de serviços não pode ultrapassar a soma das tarifas individuais que o compõem.

Além disso, informações sobre os pacotes de serviços devem ser divulgadas em local e formato visíveis ao público, nas agências bancárias, postos de atendimento, rede de correspondentes e sítios eletrônicos na internet das instituições, acrescentaram a autoridade monetária e o Ministério da Justiça.


Pacotes de serviços obrigatórios

Atualmente, de acordo com o governo, existem quatro pacotes de serviços padronizadosque são obrigatoriamente oferecidos pelos bancos, contendo serviços associados à movimentação de contas de depósitos - caso os clientes queiram optar por eles. Os bancos podem, entretanto, oferecer outros pacotes de serviços.

A composição de pacotes de serviços somente pode ser alterada após decorridos 180 dias da última formatação estabelecida, informou o BC e o Ministério da Justiça. "Observa-se que é vedada a inclusão de serviços vinculados a cartão de crédito e de serviços cuja cobrança de tarifas não é admitida pela regulamentação vigente", acrescentaram.

Fonte: ASERC


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê que Selic encerra 2013 a 8%

O mercado elevou sua projeção para a Selic neste ano a 8%, ante 7,25% atualmente, depois de o Banco Central ter deixado a porta aberta para a elevação dos juros no futuro, mostrou a pesquisa Focus da autoridade monetária divulgada nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia redução do imposto de importação para 232 itens

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta terça-feira (13) a redução do Imposto de Importação de 232 itens dos setores de mineração, petróleo, bens de capital e automotivo, entre outros, vinculados a mais de US$ 4,5 bilhões em investimentos, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de juros para pessoa física tem menor valor desde 1995

As taxas de juros das operações de crédito foram novamente reduzidas em maio de 2012 sendo esta a quarta redução no ano para pessoa física e a quinta redução para pessoa jurídica,

Notícias Gerais, por Redação

Investimento na indústria deve passar de 20% em 2012, diz Fazenda

O Ministério da Fazenda estima que o setor industrial deve apresentar um desempenho melhor neste ano, especialmente após as medidas de estímulo adotadas pelo governo em março.

Notícias Gerais, por Redação

Com oferta menor, etanol continuará caro

Os consumidores de etanol vão ficar afastados das bombas de abastecimento neste ano por um período maior do que no anterior.

Deixe seu Comentário:

=