Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/03/2011 às 12:05:20
BC eleva projeção de inflação para 5,6% em 2011
A autoridade monetária afirma que o risco de que a inflação exceda o topo da meta estabelecida pelo governo é de 20%.
No Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quarta-feira (30/3), o Banco Central (BC) elevou suas projeções para o IPCA em 2011, de 5% para 5,6%, e vê risco de descumprimento da meta estabelecida pelo governo.
A previsão do BC está abaixo das estimativas do mercado, segundo o boletim Focus. Os analistas do setor financeiro projetam em média uma inflação de 6% em 2011.
A meta de inflação para o ano, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4,5%, com uma margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A autoridade monetária vê risco de 20% de que a inflação exceda 6,5%, teto da meta.
"Cabe informar, ainda, que a probabilidade estimada de a inflação ultrapassar o limite superior do intervalo de tolerância da meta em 2011, segundo o cenário de referência,
situa-se em 20%", afirma o relatório.
Segundo o BC, o persistem as incertezas no cenário externo, e não descartou que um aumento maior nos preços das commodities pressione a inflação. O documento informa que as taxas de inflação nos últimos
Fonte: www.brasileconomico.com.br | 30.03.11
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que, apesar dos problemas externos, o Brasil ainda é um dos países menos afetados pela crise, pois depende menos dos mercados externos comparativamente a outros países emergentes.
Notícias Gerais, por Redação
A economia brasileira deve crescer mais em 2012 ante o ano passado, ajudada por mais reduções na taxa básica de juros, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta quinta-feira (2).
Notícias Gerais, por Redação
Expulso do Brasil pelo regime militar há 31 anos, o padre italiano Vito Miracapillo, 65, retornou ao país nesta semana depois de ser autorizado pelo governo federal a renovar seu visto permanente.
Notícias Gerais, por Redação
A tensão gerada pela situação política e econômica da Itália produziu nervosismo nos mercados europeus nesta quarta-feira, fazendo-os perder mais de 2% na meia sessão, com a taxa de risco da zona do euro com clara tendência de alta.
Notícias Gerais, por Redação
Os dólares que entraram no Brasil superaram a quantidade que saiu, deixando o saldo dessa conta positivo em US$ 8,5 bilhões em setembro.
Notícias Gerais, por Redação
Num debate que começou com um concerto de flauta e uma palestra da atriz Fernanda Montenegro lembrando a importância do ministro da Educação Gustavo Capanema no primeiro governo de Getúlio Vargas, economistas chamaram a atenção para o câmbio valorizado na economia brasileira.
Deixe seu Comentário: