Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/01/2013 às 16:05:18

BC: atividade econômica mantém ritmo de alta em novembro

A economia brasileira manteve o ritmo de expansão em novembro ao avançar 0,40% ante o mês anterior, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta sexta-feira, considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB). Em outubro, o indicador também teve alta de 0,40% ante setembro segundo dados revisados, após o BC ter divulgado originalmente avanço de 0,36%.

O resultado veio melhor que a mediana das projeções de 15 analistas consultados pela Reuters, que mostrava alta de 0,11% no período. As contas variaram de alta de 0,60% a queda de 0,40%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br avançou em novembro 2,67% e, em 12 meses, acumula alta de 1,32%, de acordo com dados dessazonalizados.

Já a alta no terceiro trimestre em relação ao segundo foi ligeiramente revisada para 1,15%, ante 1,14% anteriormente. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária.

Indicadores recentes vinham apontando que a economia brasileira enfrentou dificuldades no final do ano passado para concretizar a expectativa de uma recuperação efetiva. Em novembro, a produção industrial - setor que mais vinha mostrando problemas com a crise mundial - caiu 0,6% frente a outubro, pressionada pela desaceleração na fabricação de automóveis e da indústria extrativa. Por sua vez as vendas no varejo desaceleraram em novembro ao avançarem 0,3% sobre outubro, quando a alta foi de 0,8%.

A mais recente pesquisa Focus do Banco Central mostrou que o mercado vê uma recuperação difícil da economia neste ano ao reduzir seguidamente a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) tanto neste ano quanto no próximo. Para 2013 a expectativa é de expansão de 3,20%, acelerando para 3,60% em 2014.

Fonte: Terra


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Juro anual 12 vezes maior que o mensal não precisa ser especificado

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que os bancos podem cobrar uma taxa de juros anual superior a 12 vezes a taxa mensal, caso a cobrança esteja previamente explicada em contrato bancário.

Notícias Gerais, por Redação

Fator previdenciário: governo só apoia proposta que tiver consenso dos sindicatos

Quando o assunto é o fator previdenciário, o governo diz que só vai apoiar uma proposta que for consensual entre os sindicatos.

Notícias Gerais, por Redação

Indústria agradece governo por medidas de estímulo ao setor

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, ressaltou os "esforços" do governo em fortalecer o setor, durante evento promovido na sede da entidade nesta sexta-feira, em Brasília.

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer novas regras para utilizar lucro do FGTS

De olho no lucro recorde do FGTS, que bateu o de grandes bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil, o governo está criando novas regras para aumentar a parcela que abocanha do fundo, informa Sheila D´Amorim em reportagem na Folha de hoje.

Notícias Gerais, por Redação

ONU quer arrecadar US$ 7,7 bilhões para ajuda de emergência

A ONU precisa de US$ 7,7 bilhões para fornecer ajuda de emergência a 51 milhões de vítimas das mudanças climáticas, da crise econômica ou da urbanização, em 16 países diferentes, indicou nesta quarta-feira a coordenadora da ajuda humanitária da ONU, Valerie Amos.

Deixe seu Comentário:

=