Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/01/2013 às 09:42:22

Atividade física ajuda na prevenção de síndromes metabólicas

Estudo realizado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Universidade de São Paulo) com camundongos revelou parte dos mecanismos metabólicos pelos quais a prática de atividade física ajuda a prevenir problemas de saúde causados pela má alimentação, como diabetes e acúmulo de gordura no fígado.

Os animais foram alimentados durante seis semanas com uma dieta que continha chocolate, bolacha de maisena, amendoim e açúcar. Após esse período, os pesquisadores verificaram que os camundongos já desenvolviam um quadro de intolerância à glicose, resistência à insulina e obesidade.

Para verificar se a prática de atividade física era capaz de prevenir esse quadro, os animais foram submetidos a um programa de treinamento de dois meses, que incluía uma hora de exercício físico aeróbio na esteira com intensidade moderada, cinco dias por semana.

Os resultados mostraram que os animais que praticaram atividade física tiveram elevação de peso de 8,7% e não desenvolveram hiperglicemia, intolerância à glicose ou resistência à insulina. Além disso, tiveram um aumento bem mais discreto nos níveis de colesterol.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Sete dores que você não deve ignorar

  Especialistas apontam quais dores mais pedem investigação médica e o que elas podem significar  

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos podem tirar dúvidas por 0800

Iniciativa faz parte da Rede Telessaúde Brasil e está disponível aos profissionais que pelo Provab atuam na atenção básica das periferias e dos municípios mais carentes

Saúde Empresarial, por Redação

Planos poderão cobrir tratamento oral domiciliar contra câncer

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3998/12, do Senado, que obriga os planos privados de saúde a cobrir os tratamentos com medicamentos de uso oral domiciliar contra o câncer.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde amplia equipes que atuam na Atenção Básica

Foram habilitadas 42 Equipes de Saúde da Família, 865 Agentes Comunitários de Saúde, 95 Equipes de Saúde Bucal e 44 Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Saúde Empresarial, por Redação

Termina nesta quinta mutirão de uma semana de testes de HIV em SP

Termina nesta quinta-feira (1º), em São Paulo, um mutirão de testes de HIV. Somente entre a última quinta e o domingo, o Fique Sabendo, campanha da Secretaria de Estado da Saúde, 51 mil exames gratuitos foram realizados em 500 municípios de todo o estado de SP.

Deixe seu Comentário:

=