Publicado por Redação em Gestão do RH - 14/02/2024 às 10:20:12
As 10 soft skills mais procuradas pelas empresas
Olhando para 10, 15 ou até 20 anos atrás, as habilidades mais técnicas eram as mais importantes para que um profissional progredisse na carreira. Mas agora, as atitudes dos empregadores em relação ao trabalho e os critérios de seleção de talentos mudaram. As soft skills são a nova moeda do local de trabalho.
O que são soft skills?
São competências psicossociais aplicáveis a qualquer área profissional, e permitem que a pessoa tenha sucesso na carreira e trabalhe bem em equipe.
No seu relatório de competências para o futuro de trabalho de 2023, o Fórum Económico Mundial destacou, a partir de uma extensa pesquisa, várias habilidades interpessoais que estão sendo demandadas pelas empresas. E, consequentemente, permitindo que aqueles que as possuem obtenham rendimentos mais elevados. “As habilidades socioemocionais que as empresas consideram mais importantes são curiosidade e aprendizagem ao longo da vida, resiliência, flexibilidade e agilidade, e motivação e autoconsciência”, conclui o relatório.
A pesquisa também mostra que as tecnologias emergentes, como a IA generativa, estão transformando as exigências da força de trabalho, e os empregadores estão colocando maior ênfase nas soft skills. “Essas competências permitem que as empresas respondam às mudanças e são resistentes à automação”.
E elas são altamente transferíveis entre setores, o que ajuda quem quer fazer uma transição de carreira ou até mesmo iniciar seu próprio negócio.
De acordo com uma pesquisa recente da CashNet EUA, uma empresa de serviço de empréstimo online, com mais de 17 milhões de empregos anunciados no Indeed.com, 10 soft skills foram identificadas como as mais demandadas pelas empresas, nesta ordem:
10 principais soft skills para desenvolver
1. Pensamento estratégico
Entre os empregos com salários mais altos, a habilidade interpessoal mais procurada é o pensamento estratégico, presente em cerca de 65% dos anúncios de vagas. Habilidades estratégicas – nas quais você analisa uma situação e define metas específicas – são uma qualidade necessária não apenas para líderes, mas também para os que buscam a liderança e outros profissionais de alto desempenho.
2. Negociação
As habilidades de negociação desempenham um papel essencial para tudo, desde fazer discursos de vendas até garantir e finalizar contratos comerciais, buscar a satisfação do cliente, lidar com situações delicadas no trabalho e garantir que ambas as partes concordem mutuamente. Para desenvolver essa habilidade, você pode fazer treinamentos em negociação e comunicação.
3. Persuasão
A persuasão é uma habilidade de comunicação que muitas vezes pode ser confundida com táticas de negociação. Mas são coisas diferentes. A negociação tem como objetivo permitir que ambas as partes cheguem a um resultado acordado, enquanto a persuasão é útil para fazer com que a outra parte concorde com o seu lado. As duas habilidades funcionam juntas.
4. Habilidades de apresentação
Especialmente com o trabalho híbrido, habilidades de apresentação são uma parte essencial do seu kit de ferramentas de comunicação.
Você precisa ser capaz de adaptar suas apresentações para serem envolventes e ao mesmo tempo transmitir as informações certas de maneira concisa, da sua casa ou no escritório.
5. Pensamento crítico
É um componente importante da estratégia e da tomada de decisão. Para pensar criticamente, você precisa coletar e analisar os fatos e usar suas observações para fazer um julgamento sólido.
Embora essa seja uma qualidade essencial para líderes e gestores, vale para qualquer profissional. Em algum momento pode surgir uma situação em que você será obrigado a pensar criticamente numa emergência ou terá mais autonomia para agir. Se souber usar esse momento, vai conseguir demonstrar responsabilidade e autoconsciência.
6. Mentoria
Quando pensamos em soft skills, a mentoria não é exatamente a primeira habilidade que vem à mente. Mas é uma parte crítica do desenvolvimento e demonstração das suas competências para funções de gestão e liderança. Além disso, demonstra trabalho em equipe e colaboração e ajuda a aprimorar outras habilidades, como paciência e comunicação, à medida que você treina e orienta outras pessoas.
7. Inteligência emocional
A inteligência emocional é definida como a capacidade de compreender e regular as próprias emoções e de se relacionar com as dos outros. Com base no relatório do Fórum Econômico Mundial, essa competência é vista como altamente desejável pelos empregadores.
Alguns indicadores-chave de que você tem inteligência emocional incluem quão bem você escuta ativamente e demonstra empatia, como você responde e reage aos desafios, como você enxerga o fracasso e sua perspectiva sobre seu crescimento e desenvolvimento profissional.
8. Inovação
Você se considera um pensador inovador ou criativo? Mesmo que você sinta que não tem nada de único para oferecer, tente se esforçar todos os dias, considerando diferentes abordagens e sempre desafiando suposições e o status quo. Não é porque algo sempre foi feito de uma determinada maneira que isso significa que não pode ser mais eficaz.
Faça exercícios de brainstorming sozinho e com a sua equipe e tente ver um problema de trabalho de todos os ângulos possíveis, avaliando cuidadosamente os prós e os contras. Pergunte constantemente, mesmo que suas ideias possam parecer bobas em um primeiro momento.
9. Gestão financeira
Você não precisa trabalhar no departamento financeiro da empresa para ter um bom controle das finanças. Estude, faça treinamentos e, sempre que possível, aprenda com a equipe do financeiro para entender o que acontece e que papel você desempenha para ajudar a reduzir despesas desnecessárias. Aprenda a terminologia básica de finanças empresariais. Isso vai trabalhar a seu favor caso você busque uma promoção.
10. Resiliência
A resiliência é uma característica demonstrada por quem possui altos níveis de inteligência emocional. Ser resiliente significa que você vê as falhas e os problemas com novos olhos. Em vez de desistir ou culpar fatores externos, você passa por um período de autorreflexão, analisa criticamente a situação e se levanta novamente para tentar algo novo, usando as lições aprendidas.
Ao desenvolver essas 10 soft skills, você terá autonomia para tomar as melhores decisões para sua organização e para sua carreira. Também será mais requisitado e terá melhores oportunidades de trabalho no seu caminho.
*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.
Fonte: Forbes