Publicado por Redação em Dental - 14/02/2013 às 10:20:15

Aprenda a fazer o autoexame na boca em nove passos

Segundo a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta. Para prevenir-se é possível ficar atento aos sinais com apenas uma olhada no espelho.

O autoexame é simples e eficaz, pode ser feito diante do espelho em um local bem iluminado, verificando-se lábios, língua (principalmente as bordas) assoalho (região embaixo da língua) gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e amígdalas. “A inspeção da boca, frente ao espelho, com uma boa iluminação, é um método simples, inócuo e que permite avaliar rapidamente lesões suspeitas, tendo um importante papel na prevenção e diagnóstico precoce do câncer”, diz o oncologista Ricardo Caponero, da Clinonco.

O autoexame deve ser feito regularmente, observando-se se não há anormalidades como: mudança de coloração, áreas irritadas debaixo de próteses (dentaduras, pontes móveis), feridas que não cicatrizam em uma semana, dentes fraturados ou amolecidos, caroços ou endurecimento. “Deve-se prestar atenção para placas esbranquiçadas persistentes e aftas que não cicatrizem de três a cinco dias”, afirma o especialista. Mesmo sem encontrar nenhuma alteração, a visita anual ao dentista não deve ser esquecida.

1. De frente para o espelho, lave a boca, toque suavemente com as pontas dos dedos toda a face para ver se há algum sinal que não havia notado anteriormente.

2. Puxe o lábio inferior para baixo e apalpe a mucosa. Em seguida faça o mesmo com o lábio superior.

3. Com o dedo indicador, examine os dois lados da bochecha.
        
4. Ainda com a ponta do dedo indicador, examine a gengiva.    

5. Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo. Em seguida, procure tocar todo o assoalho (a base) da boca.

6. Incline a cabeça para trás e examine o céu da boca. Diga AAAA e observe o fundo da garganta.
        
7. Ponha a língua para fora e observe a parte de cima dela. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxe a língua para esquerda e depois para a direita.

8. Toque toda a extensão da língua.    

9. Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas. E, finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

Fonte: Terra


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Conselho de Odontologia de SP alerta para falta de flúor na água

Quantidade encontrada nas amostras está abaixo do exigido. A adição da substância no tratamento da água é lei federal.

Dental, por Redação

Acupuntura supera tratamento convencional em problemas odontológicos

Além dos tradicionais instrumentos para realização de procedimentos odontológicos, os dentistas já podem contar com novas aliadas no tratamento dos pacientes: agulhas ultrafinas, aplicadas em determinados pontos do corpo, na terapia de acupuntura.

Dental, por Redação

Acadêmicos da UFSC realizam 1240 atendimentos odontológicos no Estágio de Verão

Nos meses de janeiro e fevereiro, 31 alunos do curso de odontologia da UFSC tiveram uma temporada diferente: passaram as manhãs atendendo à população durante o Estágio de Verão. T

Deixe seu Comentário:

=