Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/09/2011 às 13:21:30
Aposentados poderão contribuir com R$ 2 anuais para entidades da categoria
SÃO PAULO - Proposta da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados), acolhida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, cria uma contribuição anual de R$ 2 para aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social.
De acordo com a medida, o valor será recolhido sempre no mês de dezembro e será destinado às atividades das associações e entidades das categorias nos níveis municipal, estadual e nacional.
Pela proposta apresentada pelo relator da comissão, senador Paulo Davim (PV-RN), o valor cobrado será atualizado anualmente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A contribuição é voluntária e pode ser rejeitada pelo aposentado ou pensionista, por meio de notificação escrita ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Segundo a Agência Senado, o órgão será responsável pelo recolhimento da contribuição.
A proposta será enviada à mesa do Senado, para que seja numerada e enviada às comissões competentes para a análise.
Justificativa
O presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalles, justifica que as associações de aposentados e pensionistas realizam a defesa dos interesses individuais e coletivos da categoria, portanto, deveriam receber uma contribuição.
O senador Paulo Davim deu parecer favorável à proposta e lembra que cabe à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa facilitar a participação da sociedade civil no processo legislativo.
Fonte: web.infomoney.com.br | 02.09.11
Posts relacionados
Zurich anuncia novo diretor para Vida e Previdência
Multinacional de origem suíça, a Zurich Seguros vem reforçando seu time de profissionais em várias áreas. A seguradora contratou Mauricio Amaral para assumir a Diretoria de Vida & Previdência Corporativa.
Fim do fator previdenciário valerá para futuros trabalhadores, diz deputado
O líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), disse que o governo vai propor o fim do fator previdenciário (PL 3299/08) apenas para quem ainda vai ingressar no mercado de trabalho.
Pior horário para enviar a declaração é entre 14h e 15h, afirma supervisor do IR
"O horário de maior concentração de envio de declaração de IR acontece entre as 14h e 15h". A informação é do supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, para quem o melhor horário para o envio da declaração é após as 20h.
Por dentro da Previdência Social
A Previdência Social é um seguro social que, por meio de recolhimentos mensais, resguarda o cidadão de qualquer eventualidade que prejudique a capacidade de trabalho.