Publicado por Redação em Previdência Corporate - 19/12/2012 às 09:25:07

Aposentados do INSS terão 5,63% de reajuste; teto é de R$ 4.137

O relator não previu aumento maior do que a inflação para os aposentados do INSS

O reajuste para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais do que o salário mínimo deve ser de 5,63% em 2013 e o teto dos benefícios deve subir para R$ 4.136,68.

O índice foi confirmado no relatório final do Orçamento da União, entregue na segunda-feira (17) pelo relator-geral, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O relator não previu aumento maior do que a inflação para os aposentados do INSS que ganham acima do mínimo.

A última atualização da previsão de inflação foi feita pelo Ministério do Planejamento em novembro. Agora, só deverá mudar com a consolidação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), pelo IBGE, que será divulgada no início de janeiro.

A expectativa dos parlamentares é votar o texto nesta semana no Congresso.

ACIMA DA INFLAÇÃO
É no plenário que os aposentados terão a última chance de tentar um reajuste acima da inflação.

O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical (PDT-SP), diz que apresentará, com o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e do senador Paulo Paim (PT-RS), o pedido de reajuste maior, próximo dos 8,5% que serão aplicados ao salário mínimo.

Os parlamentares, no entanto, não têm muita esperança de conseguir aprovar o aumento.

Desde 2011, o governo só tem dado a correção da inflação do ano anterior. O maior reajuste dos últimos anos foi em 2010, com correção de 7,72%, em um ano de inflação de 3,45%.

Fonte: 180graus.com|19.12.12


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

5 passos para escolher melhor seu plano de previdência

Se aposentar com uma renda satisfatória é o desejo de muitas pessoas. Mas a Previdência Social, na maioria da vezes, não consegue garantir uma renda compatível com o seu padrão de vida

Previdência Corporate, por Redação

País já conta com mais de 336 mil donas de casa de baixa renda

Dados divulgados pela Secretária de Políticas de Previdência Social (SPPS) mostram que o número de cadastros de donas de casa de famílias de baixa renda considerando o período de outubro de 2011 até setembro deste ano foi de 336.466.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria - a regra dos 4%

"De quanto dinheiro precisarei para me aposentar confortavelmente?". Esse é um dos maiores dilemas do universo das finanças pessoais.

Previdência Corporate, por Redação

Audiência no Senado debate alternativas ao fator previdenciário nesta terça

A Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social do Senado promove, nesta terça-feira (29), audiência pública para debater alternativas ao fator previdenciário.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência longe do risco

A queda das ações na bolsa neste ano - o Índice Bovespa acumula baixa de 22,39% até ontem - tem afastado até mesmo os investidores com horizonte de mais longo prazo, como os de fundo de previdência privada aberta.

Deixe seu Comentário:

=