Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/09/2011 às 14:53:31
Aposentadoria: sindicalistas pedem para parlamentares derrubarem veto ao reajuste
SÃO PAULO - Durante debate, nesta quinta-feira (1) na CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) do Senado, líderes sindicais convocaram senadores e deputados a derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff ao dispositivo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que garante recursos para reajuste real da aposentadoria e pensão em 2012.
O diretor da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), Celso Amaral de Miranda Pimenta, afirmou durante o debate que houve quebra de compromisso. "O governo assumiu compromisso com os sindicatos e com o próprio Congresso, mas depois vetou. O veto pegou [as centrais sindicais] de surpresa", disse o diretor, segundo a Agência Senado.
Para o presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), Warley Martins Gonçalles, somente a união de todos os trabalhadores, ativos e inativos, poderá fazer com que o governo aprove uma política de ganhos reais para a aposentadoria e pensão.
Gonçalles ainda lembrou que a Previdência é a segunda maior arrecadação do País, abaixo apenas do Tesouro Nacional, e negou que o sistema esteja quebrado. "Passamos a vida toda pagando rigorosamente nossa aposentadoria e machuca ouvir que o trabalhador da ativa está sustentando os aposentados. Nós trabalhamos 30, 40 anos para pagar nossa aposentadoria", argumentou.
Sem voto secreto
Para o presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), um dos obstáculos para que haja um entendimento em relação aos vetos é a votação secreta. Segundo ele, o movimento sindical deveria fazer uma "cruzada nacional" pelo fim do voto secreto no exame de vetos. "Quando um voto é aberto, todos são a favor do trabalhador", disse Paim.
Já no voto fechado, por sua vez, o senador afirma que os vetos são mantidos, mesmo quando é parte de projeto aprovado por unanimidade no Congresso. "Vetou, acabou. A última palavra é do Executivo".
Modificações
O presidente do Iape (Instituto dos Advogados Previdenciários), André Luiz Marques, afirmou durante o debate que historicamente as mudanças feitas na Previdência Social têm por objetivo o fim do sistema público. "Paulatina e silenciosamente, estão privatizando a Previdência. Ela está sendo tão adulterada que está deixando de ser social", disse Marques. Segundo ele, a Previdência distribui riquezas e, hoje, muitos aposentados arcam com os estudos de seus filhos e netos. Para o presidente do instituto, quanto maior for a Previdência, menos será a necessidade do governo gastar com assistência social.
Já o presidente de honra do Iape, Hélio Gustavo Alves, considera incostitucionais todas as reformas do sistema previdenciário, por terem modificado regras para os que já contribuiam para a Previdência.
"Temos que fazer uma reforma daqui pra frente, não para quem já contribuiu", argumentou.
Fonte: web.infomoney.com.br | 02.09.11
Posts relacionados
Garanta o trabalho desde os 12 anos na aposentadoria
Segurado pode entrar com recurso no INSS ou procurar a Justiça para incluir o período na aposentadoria
Sexta-feira é o último dia para a entrega do IR de Pessoa Jurídica
O prazo para a entrega do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ) termina nesta sexta-feira (28) às 23h59.
IR: aprenda a informar valores e bens recebidos por doação
É comum confundir doação com herança ao preencher a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. Para evitar tal erro, quem recebe de um doador valores em dinheiro, imóveis ou carros deve ficar atento sobre como declarar corretamente.
Previdência tem saldo de R$ 547 bi
Seguridade Social, porém, teve superávit desviado por Lula para gastar com juros Durante o Governo Lula (entre 2001 e 2010), a Seguridade Social (Previdência, Assistência Social e Saúde)http://www.monitormercantil.com.br
Troca de planos de previdência dobra em 2012
Taxas mais baixas e produtos com um perfil mais adequado à aposentadoria têm levado os investidores a trocar seus planos de previdência (veja gráfico ao final desta página).
Receita libera consulta a restituição do IR na próxima semana
A Receita Federal deve liberar na próxima semana a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda deste ano. O pagamento ocorrerá no dia 15.
Novo fundo de previdência é prioridade na Câmara
Após quase dois meses de recesso parlamentar, alongado pelo feriado de Carnaval, o Congresso só retoma, de fato, os trabalhos na semana que vem. A Câmara votará o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp),
Congresso deve aprovar Regime de Previdência dos servidores
O Congresso retoma os trabalhos nesta quinta-feira com a promessa de aprovar o Regime de Previdência Complementar para os Servidores Públicos da União.