Publicado por Redação em Previdência Corporate - 07/04/2014 às 11:48:19

Aposentadoria privada não substitui Previdência Social

As dificuldades enfrentadas pela Previdência Social e, principalmente, o achatamento que ocorre no benefício dos aposentados (ou pensionistas) ao longo dos anos, levam muitos brasileiros a contratarem planos privados de aposentadoria como forma de garantir uma renda melhor na velhice. Especialistas aprovam a iniciativa, mas advertem que a previdência pública não deve ser abandonada.

O professor e doutor Silvio Cezar Arend, do curso de Economia da Unisc, explica que a Previdência Social é controlada pelo governo federal, através do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com contribuição obrigatória por parte do empregador e do empregado. Ela garante uma renda ao trabalhador quando ele se aposentar. Além disso, presta assistência em caso de doença, acidente ou gravidez. A reclamação maior de quem é aposentado pelo INSS refere-se à perda do poder de compra com o passar dos anos.

A Previdência Privada é uma opção do indivíduo, que escolhe o valor que irá investir, o tempo de participação e a renda que pretende obter no final do contrato. O resgate da aplicação servirá como complemento da renda recebida do INSS ou para realizar algum projeto de vida.

Ter um plano de previdência complementar é importante, segundo o professor. Mas, apesar das reclamações, diz que as contribuições ao INSS não devem ser abandonadas. “Ela assegura a aposentadoria e outros auxílios em casos de impossibilidade de continuar trabalhando.” Não é recomendável, por exemplo, que um autônomo deixe de recolher ao INSS para ter apenas um plano privado.

Busque informações

Silvio Arend avalia que a Previdência Privada é uma excelente alternativa de renda. Basicamente, as empresas oferecem o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), cada um deles com suas especificidades. Mas, antes de contratar um deles, recomenda que o interessado busque o máximo de informações sobre o assunto, inclusive no tocante às taxas de administração, incidência de Imposto de Renda e simulações da renda a ser obtida no final da contribuição.

Adverte que todas as informações devem estar muito claras no regulamento do plano e no contrato a ser assinado. Salienta que a Superintendência dos Seguros Privados (http://susep.gov.br) fornece as principais informações e a situação atualizada dos planos de Previdência Privada.

Fonte: http://www.gaz.com.br


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Perco a minha previdência privada se a seguradora quebrar?

Internauta quer saber se recursos aplicados em planos de previdência privada abertos, oferecidos por seguradoras, são perdidos se a administradora quebrar

Previdência Corporate, por Redação

IR pago sobre lucro pode ser restituído em caso de prejuízo?

Internauta investe em fundo de inflação e pergunta se o imposto pago sobre rendimentos do fundo em 2012 pode ser devolvido este ano, caso ele tenha prejuízo

Previdência Corporate, por Redação

Enviar declaração de IR incompleta pode ser alternativa para escapar de multa

Quem optar, contudo, pela entrega incompleta da declaração deverá fazer o mais rápido possível uma declaração retificadora

Previdência Corporate, por Redação

Contribuinte que não pagou o INSS de junho deve pagar multa nesta terça

Os contribuintes individuais, facultativos e empregadores domésticos que não recolheram a competência de junho ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

Previdência Corporate, por Redação

Emendas parlamentares para construção de agências da Previdência Social somam R$ 60 mi

O valor total das emendas individuais destinadas à construção de agências da Previdência Social (APS), apresentadas por deputados federais e senadores ao Orçamento da União de 2012, chegou a R$ 59,8 milhões.

Previdência Corporate, por Redação

Receita paga nesta quinta-feira restituições do 4º lote do IR

A Receita Federal paga nesta quinta-feira restituições para mais de um milhão de contribuintes que fazem parte do 4º lote multiexercício do Imposto de Renda, referentes a 2011, 2010, 2009 e 2008.

Deixe seu Comentário:

=