Publicado por Redação em Previdência Corporate - 03/04/2013 às 16:21:28

Aposentado poderá pedir novo benefício se continuar na ativa

Os contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que se aposentaram por tempo de contribuição ou pelo critério da proporcionalidade poderão requerer um novo cálculo do benefício e optar pelo mais vantajoso, caso permaneçam na ativa. Hoje, a Previdência Social não reconhece a renúncia de aposentadoria a esses beneficiários e mantém a contribuição ao INSS sem qualquer contrapartida. Projeto de lei que estabelece as novas regras para esses casos foi aprovado nesta quarta-feira, em caráter terminativo, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria segue à apreciação da Câmara dos Deputados e, se aprovada sem mudanças, vai à sanção presidencial.

O relator do projeto, Paulo Davim (PV-RN), destacou, em seu parecer, que a Justiça tem reconhecido o direito dos contribuintes a um valor melhor de benefício caso permaneçam trabalhando depois de aposentar. Nesses casos, o contribuinte não perde os valores recolhidos pelo INSS por ocasião da primeira aposentadoria."A partir de 1999, a procura pela renúncia da aposentadoria cresceu mais ainda com a implementação do fator previdenciário, criado para inibir as aposentadorias precoces", ressaltou Davim. Ele lembrou que o fator previdenciário reduziu o valor do benefício para quem se aposentar com menor idade, independentemente do tempo de contribuição.
 
O projeto de lei também veda qualquer possibilidade de a Previdência Social requerer, quando perde a causa na Justiça, que o segurado devolva os valores pagos pelo INSS referentes à primeira aposentadoria. Pelo projeto, na hipótese de concessão de novo benefício, será restrito aos previstos no Regime Geral de Previdência Social.
 
Fonte: Terra

Massificados

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS fecha acordo para pagamento de revisão de benefícios por incapacidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou na última quinta-feira, em São Paulo, proposta de acordo ao Ministério Público de São Paulo e ao Sindicato Nacional dos Aposentados para a revisão do cálculo de 2.797 milhões de benefícios por incapacidade pagos pelo Instituto e originados entre os anos de 1999 e 2009.

Previdência Corporate, por Redação

Governo e servidores estaduais discutem plano de previdência complementar

Também está sendo discutida entre Governo e servidores a implantação de um plano de previdência complementar. A adesão deve ser opcional para os novos servidores, já que a contribuição é de 30 anos para mulheres e 35 para homens,

Previdência Corporate, por Redação

INSS reduz teto para juros do crédito consignado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no "Diário Oficial" da União desta quarta-feira (23) redução no valor máximo de juros cobrados do crédito consignado em benefício previdenciário em operações de empréstimo pessoal e cartão de crédito.

Previdência Corporate, por Redação

Receita recebeu mais de 13 mi de declarações

A Receita Federal já recebeu 13.336.291 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. Os números estão no último balanço divulgado nesta segunda-feira às 11h. A estimativa da Receita é receber neste ano 25 milhões de declarações.

Previdência Corporate, por Redação

Plenário pode votar projeto da previdência complementar de servidor

O Plenário pode votar a partir desta tarde o Projeto de Lei 1992/07, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Esse projeto tranca a pauta, juntamente com seis medidas provisórias.

Previdência Corporate, por Redação

INSS inclui 37 mil aposentados em lista de revisão de benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incluiu 37.582 aposentados na lista de pagamento da revisão pelo teto, fazendo com que 168.582 pessoas passem a ter esse direito, de acordo com informações do jornal Agora publicadas nesta segunda-feira.

Deixe seu Comentário:

=