Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/08/2011 às 15:55:12
Após dois meses de queda, álcool volta a subir e fica acima da inflação em SP
SÃO PAULO – Os consumidores da cidade de São Paulo voltaram a sentir uma aceleração nos preços do álcool em julho deste ano.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), após dois meses de queda, no sétimo mês do ano, o álcool voltou a subir e apresentou inflação 30,35 pontos percentuais acima da variação geral - 37,49% e 7,14%, respectivamente.
Pela composição do ICV (Índice de Custo de Vida), nos gastos das famílias com combustível, 70% destinam-se à compra da gasolina, enquanto que 30%, à de álcool.
Histórico
De acordo com o Dieese, as variações mensais do preço do álcool apresentam oscilações marcantes desde janeiro de 2009, quando do início da análise. Naquele ano, de janeiro a setembro, a série do álcool situava-se abaixo da inflação.
Nos 12 meses seguintes, de outubro de 2009 a setembro de 2010, as taxas subiram expressivamente acima do índice geral, chegando a 37,92% em fevereiro do ano passado. No mesmo período, a inflação geral estava em 5,72%.
Entre outubro de 2010 e fevereiro deste ano, as taxas anualizadas do álcool se situaram abaixo da inflação geral. A partir de março, contudo, esse comportamento começou a mudar, atingindo em abril de 2011 uma diferença de 39,30 pontos percentuais em relação à inflação geral.
Fonte: www.infomoney.com.br - 05.08.2011
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
O dólar fechou em queda ante o real nesta quinta-feira, com o movimento acelerado na reta final do pregão, após o governo adotar mais uma medida para conter o avanço da divisa americana no mercado local.
Notícias Gerais, por Redação
A Escola Nacional de Seguros promoverá, no próximo dia 31, em São Paulo, a mesa redonda "Os efeitos da atual política de juros no mercado de seguros e previdência".
Notícias Gerais, por Redação
Três meses depois de lançar em caráter emergencial seu pacote de compras de máquinas e equipamentos, o governo mantém intocada a maior parte da verba prometida para acelerar investimentos e reanimar a economia.
Notícias Gerais, por Redação
Em reunião da Mesa Diretora do Senado na tarde desta terça-feira, os membros do colegiado decidiram que a Casa vai devolver à Receita Federal o valor que deveria ter sido recolhido pelo imposto de renda sobre os chamados 14º e 15º salários.
Notícias Gerais, por Redação
Às 10h26 (horário de Brasília), o índice paulista avançava 0,28%, aos 53.986 pontos.
Notícias Gerais, por Redação
O "susto" dos mercados com o plano para um referendo na Grécia levou o dólar comercial para o "pico" de R$ 1,763 logo pela manhã. Ao longo da tarde, no entanto, com o esvaziamento das operações na véspera do feriado, a taxa voltou para R$ 1,733 ao final das operações desta terça-feira, em um avanço de 1,7% em cima das operações de ontem.
Notícias Gerais, por Redação
A AMB (Associação Médica Brasileira) estima que 70% dos médicos aderiram à paralisação de 24 horas que atinge 23 Estados e o Distrito Federal nesta quarta-feira.
Deixe seu Comentário: