Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/01/2012 às 11:09:46
Apesar da crise, brasileiro deve ter crédito moderado em 2012
Apesar do agravamento da crise econômica mundial nos países desenvolvidos, os empréstimos de bancos e outras instituições financeiras aos consumidores brasileiros deverão aumentar em 2012, só que em ritmo mais lento que o verificado em 2011. A previsão está em um estudo da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira (4).
O indicador da perspectiva de crédito para pessoas físicas da entidade teve uma alta de 0,2% em novembro e passou para 101,2 pontos, o que denota que os empréstimos estarão em alta nos próximos seis meses.
Contribuem para o crédito em alta no mercado as medidas do governo para estimular o consumo, como a redução dos juros básicos da economia (Selic) , reversão de medidas macroprudenciais para frear as compras e as isenções tributárias.
Por outro lado, com mais grana disponível para pegar emprestada, o consumidor ficou mais endividado nos últimos meses, o que limita o impacto das medidas a favor do consumo e coloca o crédito ao consumidor em trajetória moderada em 2012, afirmam os economistas da Serasa.
Para as empresas, o cenário também é positivo. Em novembro, o indicador de crédito para os próximos seis meses teve a primeira alta em 12 meses, o que sinaliza uma possível aceleração das concessões de crédito antes do final do primeiro semestre de 2012.
De acordo com os economistas das Serasa, os empréstimos para as firmas devem voltar a acelerar por causa da queda dos juros e da redução da intensidade das medidas de contenção de crédito impostas pelo governo desde o fim de 2010 e início de 2011.
Fonte:noticias.r7.com|04.01.12