Publicado por Redação em Dental - 09/06/2015 às 10:13:51
Aparelho lingual invisível trata o dente rápido, mas é caro
Apesar de quase imperceptível, esse tipo de aparelho requer uma adaptação mais complicada e uma higienização mais rigorosa
A ortodontia Lingual surgiu como uma alternativa estética de tratamento ortodôntico para aquelas pessoas que não querem utilizar os aparelhos fixos convencionais. Colocados atrás dos dentes, em contato com a língua, esse tipo de tratamento traz vantagens e desvantagens para quem opta por eles.
São aparelhos indicados para casos mais fáceis, em que o tratamento é de curta duração, como foi o caso da enfermeira Ana Carolina Ferreira Rosa, 26 anos. “A questão estética para mim foi fundamental. Só de saber que ele não ia ser visível já valia a pena. Além disso, o tratamento foi rápido, em alguns meses eu já estava tirando o aparelho”, diz.
“Somente com uma boa avaliação e estudo da documentação ortodôntica é que o ortodontista indicará ou não o uso da técnica. Contudo, os casos mais complexos apresentam limitações para o uso de bráquetes linguais”, explica a ortodontista Nelly Sanseverino.
Além de não ser indicado a todos os pacientes, o custo do tratamento é de duas a quatro vezes maior do que o feito com um aparelho convencional, por conta da tecnologia e personalização envolvida no método. “Saiu caro, mas como atendia exatamente o que eu queria, não hesitei na hora da escolha” diz a enfermeira.
Lesões na língua
No início, o aparelho também pode machucar. Por ter superfície metálica que fica diretamente em atrito com a língua, é comum aparecerem ferimentos na boca. “Mas as lesões tendem a sumir logo nas primeiras semanas após o início do tratamento, sendo que o uso de ceras odontológicas sobre os bráquetes ajuda a diminuir o desconforto”, diz Nelly. Uma alimentação líquida e pastosa nos primeiros dias de uso do aparelho também facilita a o processo de adaptação.
Fala e fonemas
Igualmente usual é acontecer alguma distorção na fala, uma vez que a língua necessita do contato com a face interna dos dentes para produzir o som correto. “O paciente deverá ser orientado para que fale mais devagar até se habituar à nova posição da língua”, diz Nelly.
Higienização
Os aparelhos linguais também exigem um cuidado maior quanto a higienização. “Como o alimento que mastigamos fica na parte interna da boca e os bráquetes linguais também, mais comida entrará em contato com o aparelho”, explica a especialista.
Mas Ana Carolina garante que dá para manter os dentes sempre limpos. “Com o auxilio das escovas interdentais - usadas para limpar entre os dentes e os bráquetes - a limpeza fica mais fácil”, diz.
Fonte: Terra Saúde Bucal