Publicado por Redação em Dental - 09/06/2015 às 10:13:51

Aparelho lingual invisível trata o dente rápido, mas é caro

Aparelho lingual é indicado para tratamentos de curta duração

Apesar de quase imperceptível, esse tipo de aparelho requer uma adaptação mais complicada e uma higienização mais rigorosa

A ortodontia Lingual surgiu como uma alternativa estética de tratamento ortodôntico para aquelas pessoas que não querem utilizar os aparelhos fixos convencionais. Colocados atrás dos dentes, em contato com a língua, esse tipo de tratamento traz vantagens e desvantagens para quem opta por eles.

São aparelhos indicados para casos mais fáceis, em que o tratamento é de curta duração, como foi o caso da enfermeira Ana Carolina Ferreira Rosa, 26 anos. “A questão estética para mim foi fundamental. Só de saber que ele não ia ser visível já valia a pena. Além disso, o tratamento foi rápido, em alguns meses eu já estava tirando o aparelho”, diz.

“Somente com uma boa avaliação e estudo da documentação ortodôntica é que o ortodontista indicará ou não o uso da técnica. Contudo, os casos mais complexos apresentam limitações para o uso de bráquetes linguais”, explica a ortodontista Nelly Sanseverino.

Além de não ser indicado a todos os pacientes, o custo do tratamento é de duas a quatro vezes maior do que o feito com um aparelho convencional, por conta da tecnologia e personalização envolvida no método. “Saiu caro, mas como atendia exatamente o que eu queria, não hesitei na hora da escolha” diz a enfermeira.

Lesões na língua

No início, o aparelho também pode machucar. Por ter superfície metálica que fica diretamente em atrito com a língua, é comum aparecerem ferimentos na boca. “Mas as lesões tendem a sumir logo nas primeiras semanas após o início do tratamento, sendo que o uso de ceras odontológicas sobre os bráquetes ajuda a diminuir o desconforto”, diz Nelly. Uma alimentação líquida e pastosa nos primeiros dias de uso do aparelho também facilita a o processo de adaptação.

Fala e fonemas

Igualmente usual é acontecer alguma distorção na fala, uma vez que a língua necessita do contato com a face interna dos dentes para produzir o som correto. “O paciente deverá ser orientado para que fale mais devagar até se habituar à nova posição da língua”, diz Nelly.

Higienização

Os aparelhos linguais também exigem um cuidado maior quanto a higienização. “Como o alimento que mastigamos fica na parte interna da boca e os bráquetes linguais também, mais comida entrará em contato com o aparelho”, explica a especialista.

Mas Ana Carolina garante que dá para manter os dentes sempre limpos. “Com o auxilio das escovas interdentais - usadas para limpar entre os dentes e os bráquetes - a limpeza fica mais fácil”, diz.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pastilha mastigável limpa os dentes na correria do dia a dia

Escovar os dentes exige apenas dois minutos. E, apesar do pouco tempo que basta para livrar a boca de doenças orais como cárie e gengivite, muita gente ainda é negligente com a saúde da boca.

Dental, por Redação

Veja importância de levar crianças ao dentista antes da volta às aulas

Os dentistas recomendam que pacientes marquem consultas de seis em seis meses para manter a saúde bucal em dia. Uma boa maneira de se lembrar do compromisso é agendar a visita nos meses das férias escolares – janeiro e julho  

Dental, por Redação

Conheça técnicas de clareamento de dentes

Dados recentes publicados pela Associação Brasileira de Odontologia - ABO - revelam que 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista

Dental, por Redação

Evite que crianças tenham medo de dentista

Ir ao dentista realmente é uma das obrigações da vida que a maioria das pessoas evitaria, se fosse possível. Afinal o cenário de agulhas, barulhos e uma pessoa de jaleco não é um dos mais atraentes e quase retrata a dor.

Dental, por Redação

Saiba tudo sobre higiene bucal para bebês

Ser mãe de primeira viagem é sinônimo de ter um monte de dúvidas. A maioria delas fica em torno do sono, alimentação, cólicas. Mas há um assunto importante que interfere diretamente no resto da vida de uma pessoa: a higiene bucal.

Dental, por Redação

Famílias de baixa renda poderão receber kit de saúde bucal

As famílias com renda mensal inferior a dois salários mínimos poderão ter acesso gratuitamente a kit com escova de dente, creme dental fluoretado e fio dental. A medida está prevista no Projeto de Lei 2263/11, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que aguarda votação na Câmara.

Deixe seu Comentário:

=