Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/08/2011 às 14:48:43
Apagão Profissional na Saúde
Para ganhar parcela de mercado e reforçar as bases de referência, a contratação de médicos clínicos por hospitais tem aumentado. A constatação é do Center for Studying Health System Change (HSC), de acordo com as visitas feitas em 12 regiões metropolitanas representativas nos EUA em 2010.
Taxas de reembolso estagnadas, juntamente com o aumento dos custos da clínica privada e o desejo de uma melhor qualidade de vida contribuíram para que o médico clínico se interessasse por empregos em hospitais.
Enquanto médicos clínicos bem preparados podem melhorar a qualidade por meio de uma melhor integração clínica e coordenação do cuidado, a contratação desses profissionais não garante a integração clínica.
Essa tendência de contratação também pode aumentar os custos das taxas de pagamentos de seguro para os hospitais e médicos e levar os hospitais a pressionarem o médico contratado para aumentarem o custo do cuidado.
Até o momento, a motivação para a contratação desses profissionais era ganho de mercado, geralmente por meio de uma linha estratégia de serviço encorajada pelo sistema de pagamento fee-for-service. Mais recentemente, os hospitais veem a contratação dos médicos clínicos como uma maneira de se preparar para as reformas de pagamento que mudaram de fee-for-service para métodos que tornam os fornecedores mais responsáveis pelo custo e qualidade do cuidado ao paciente.
A partir desta sexta-feira (26), o Saúde Web disponibilizará uma série de estudos do Center for Studying Health System Change (HSC), com os seguintes tópicos:
• Hospitais Buscam Pacientes e Crescimento
• Médicos Clínicos Buscam Segurança
• Consolidação do Hospital incita a Contratação
• Coordenação: Cuidado de Melhor Qualidade?
• Potencial para Custos mais Altos
• Efeito no Acesso ao Cuidado
• Implicações na Política
• Notas
• Fonte de Dados e Financiamento
Fonte: www.saudeweb.com.br | 29.08.11
Posts relacionados
Os quatro hábitos saudáveis que podem salvar uma vida
Pesquisa americana concluiu que não fumar, não engordar, adotar a dieta do Mediterrâneo e praticar exercícios físicos com frequência são hábitos que, juntos, podem reduzir em até 80% o risco de morte em um período de oito anos
Paramentação cirúrgica de uso único diminui risco de infecção
Há 15 anos no Brasil, a empresa americana Kimberly-Clark comprova, por meio de estudos, que a paramentação cirúrgica de uso único diminui o risco de infecção hospitalar e contribui para a redução do custo total e aumento da produtividade das instituições de saúde.
90% dos médicos não trabalharia com urgência e emergência
Outra área médica que enfrenta dificuldades é a pediatria. Nos últimos dez anos, o numero de candidatos para a especialidade caiu 50%