Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/08/2011 às 14:48:43
Apagão Profissional na Saúde
Para ganhar parcela de mercado e reforçar as bases de referência, a contratação de médicos clínicos por hospitais tem aumentado. A constatação é do Center for Studying Health System Change (HSC), de acordo com as visitas feitas em 12 regiões metropolitanas representativas nos EUA em 2010.
Taxas de reembolso estagnadas, juntamente com o aumento dos custos da clínica privada e o desejo de uma melhor qualidade de vida contribuíram para que o médico clínico se interessasse por empregos em hospitais.
Enquanto médicos clínicos bem preparados podem melhorar a qualidade por meio de uma melhor integração clínica e coordenação do cuidado, a contratação desses profissionais não garante a integração clínica.
Essa tendência de contratação também pode aumentar os custos das taxas de pagamentos de seguro para os hospitais e médicos e levar os hospitais a pressionarem o médico contratado para aumentarem o custo do cuidado.
Até o momento, a motivação para a contratação desses profissionais era ganho de mercado, geralmente por meio de uma linha estratégia de serviço encorajada pelo sistema de pagamento fee-for-service. Mais recentemente, os hospitais veem a contratação dos médicos clínicos como uma maneira de se preparar para as reformas de pagamento que mudaram de fee-for-service para métodos que tornam os fornecedores mais responsáveis pelo custo e qualidade do cuidado ao paciente.
A partir desta sexta-feira (26), o Saúde Web disponibilizará uma série de estudos do Center for Studying Health System Change (HSC), com os seguintes tópicos:
• Hospitais Buscam Pacientes e Crescimento
• Médicos Clínicos Buscam Segurança
• Consolidação do Hospital incita a Contratação
• Coordenação: Cuidado de Melhor Qualidade?
• Potencial para Custos mais Altos
• Efeito no Acesso ao Cuidado
• Implicações na Política
• Notas
• Fonte de Dados e Financiamento
Fonte: www.saudeweb.com.br | 29.08.11
Posts relacionados
ANS quer que plano cubra medicação domiciliar
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) vai propor incentivos para que as operadoras de planos de saúde cubram os medicamentos de pacientes crônicos que não estejam internados em hospitais.
Consulta no SUS poderá ser marcada por TV Digital
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) prepara para o mês de março aplicativos que servirão como teste para que pacientes marquem consultas pela TV Digital.
Excesso de paracetamol pode ser mortal, mesmo que em doses pequenas
Ingerir quantidades excessivas de medicamentos é sempre perigoso, mas a overdose pode acontecer de forma não intencional, sem que a pessoa saiba que está correndo riscos.
O médico cansado da superprodução
"Sem reformar o sistema de remuneração, veremos, a cada dia, mais excelentes médicos cansados e desgastados, deixando de lado a profissão que um dia foi o seu ideal"