Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/12/2012 às 10:01:57

ANS simplifica prestação de contas das operadoras

Medida tem como principal objetivo foi desburocratizar o Plano de Contas das operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) implementou este ano uma série de ações para simplificar a prestação de contas das operadoras. Segundo a Agência, a medida tem como objetivo facilitar a elaboração dos demonstrativos contábeis. A decisão, no entanto, não diminui o rigor na fiscalização e controle dessas informações e deverá beneficiar, principalmente, as pequenas e médias operadoras do setor da saúde suplementar.

Segundo o Diretor-Adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras, Leandro Fonseca, essa simplificação vai facilitar também o próprio acompanhamento das contas das empresas pela ANS. Ele explicou que o principal objetivo foi desburocratizar o Plano de Contas das operadoras. Leandro ressaltou que a mudança das regras levou em consideração estudos feitos pela ANS, sugestões do setor e de instituições representativas da área contábil, como o Instituto Brasileiro de Contabilidade (Ibracon), que participou das discussões.

Leandro Fonseca destacou ainda que a simplificação da apresentação das contas à ANS reflete a maturação das ações de regulação implantadas pela Agência para o setor. A evolução desse processo, afirma o diretor, visa a adequação das atividades das empresas para o bom desempenho da saúde suplementar e aprimoramento da assistência prestada aos beneficiários. As operadoras que não conseguem se ajustar às normas do setor, afirma Fonseca, acabam enfrentando dificuldades e encerram suas atividades. Ao longo deste ano, cerca de 120 operadoras tiveram seus registros cancelados.

Fonte: ANS


Seguro Educacional

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Maca que deixa usuário de ponta-cabeça ajuda a aliviar dores nas costas

A maca de inversão ajuda a alongar a musculatura, reduzir o estresse e melhorar a circulação sanguínea

Saúde Empresarial, por Redação

Identificado anticorpo humano que mata vírus da dengue em duas horas

Representantes do Ministério da Saúde participaram nesta quarta-feira de uma roda de conversa sobre sistemas universais de atendimento em saúde, que inclui o Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Medicamentos são não-vegetarianos e pacientes não sabem

Pessoas que optam por não comer produtos de origem animal podem não estar cientes de que o estão fazendo a contra-gosto ao ingerir medicamentos comuns.

Saúde Empresarial, por Redação

Presidenta sanciona lei que define gastos da saúde

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou, nesta segunda-feira (16), a Lei Complementar nº 141, que regulamenta a Emenda Constitucional 29, aprovada pelo Congresso em dezembro.

Deixe seu Comentário:

=