Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/01/2011 às 18:53:35
ANS fará consulta sobre garantia de atendimento aos beneficiários
Principal objetivo da norma é estimular as operadoras a promover o credenciamento de prestadores nos municípios de sua cobertura.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inicia, no próximo dia 03 de fevereiro, uma consulta pública com o objetivo de receber, de toda a sociedade, sugestões e críticas relativas à proposta de norma sobre garantia de atendimento aos beneficiários de planos de saúde.
Entre os temas abordados na proposta de resolução normativa, estão:
o cumprimento de prazos máximos para atendimento às demandas dos beneficiários, tais como a realização de consultas básicas, exames e internações; a obrigatoriedade de existência de prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e médicos) em todos os municípios que integrem a área de abrangência do plano de saúde contratado;
Nos casos em que, excepcionalmente, não houver prestador de serviço de saúde credenciado em determinado município da área de abrangência do plano contratado, a operadora deverá: garantir o atendimento em prestador não credenciado no mesmo município; ou garantir o transporte do beneficiário até o prestador credenciado para o atendimento, assim como seu retorno à localidade de origem; ou reembolsar, integralmente, o custo pago pelo beneficiário pelo serviço ou procedimento realizado.
Segundo a Agência, o principal objetivo da norma é estimular as operadoras de planos de saúde a promover o credenciamento de prestadores de serviços nos municípios que fazem parte de sua área de cobertura. "Além disso, o normativo pretende oferecer equilíbrio na relação de consumo estabelecida no ato da compra do plano de saúde, ao garantir que o beneficiário terá acesso a tudo aquilo que ele contratou", afirmou a ANS em comunicado.
Os interessados em participar da Consulta Pública nº 37 poderão enviar contribuições no prazo de 30 dias, a partir do dia 03 de fevereiro.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 28.01.11
Posts relacionados
Despesas assistenciais entre líderes de planos de saúde batem recorde de R$ 30,5 bi
Levantamento considera dados de 29 operadoras associadas à FenaSaúde
Cerca de 20% da população apresenta 'colesterol ruim' acima do ideal
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 20% da população apresenta o colesterol LDL (colesterol ruim) acima do ideal. No Brasil, esse problema atinge de 12% a 15% da população, aproximadamente 22 milhões de pessoas.
Anvisa discutirá vigilância para venda de medicamentos sujeitos à prescrição
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará no dia 27 deste mês uma audiência pública para discutir a venda de medicamentos sujeitos à prescrição médica.
Remédio contra asma será distribuído de graça
A partir de 4 de junho, o governo brasileiro passará a distribuir gratuitamente medicamentos para asma nas farmácias populares. A distribuição faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado nesta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff
Criação de remédios inovadores diminuiu, mostra levantamento
Um levantamento feito pela empresa Thomson Reuters, uma das principais responsáveis por monitorar a produção científica e tecnológica mundial, sugere que a criatividade das grandes empresas farmacêuticas não anda lá muito bem das pernas.