Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/11/2012 às 09:15:49

ANS define princípios para oferta de medicamentos

A medida, publicada nesta quarta, se refere à medicação de uso domiciliar para portadores de doenças crônicas, com o objetivo de deixar as regras mais claras para o beneficiário

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta quarta-feira, 31/10/2012 a Resolução Normativa Nº 310 que estabelece princípios para a oferta de medicação de uso domiciliar para beneficiários de planos de saúde portadores de patologias crônicas.

A medida tem como objetivo reduzir o subtratamento das patologias de maior prevalência na população (Diabetes Mellitus, Asma Brônquica, Doença Pulmorar Obstrutiva Crônica - DPOC, Hipertensão Arterial, Insuficiência Coronariana e Insuficiência Cardíaca Congestiva), bem como deixar claras as regras para que o beneficiário entenda de que forma se dará a oferta.

É importante ressaltar que o oferecimento desta cobertura é facultativo, já que o artigo 10 da Lei 9656 permite a exclusão da oferta de medicação domiciliar pelos planos de saúde. Além disso, como se trata de um contrato acessório, poderá ter custo para o beneficiário. Portanto, a ANS irá propor incentivos para as operadoras que oferecerem esse tipo de tratamento.

Segundo o diretor presidente da ANS, Mauricio Ceschin, ao regulamentar esse tema, a Agência Nacional de Saúde Suplementar quer estabelecer critérios mínimos como primeiro passo regulatório para tratar a questão. “Trata-se de uma ação importante tanto para as operadoras quanto para os beneficiários, já que todos poderão ter acesso à continuidade do tratamento e redução de possibilidade de complicações”.

A oferta de medicação domiciliar é parte do eixo Assistência Farmacêutica da agenda regulatória da ANS. Para estudar o tema foi criado um grupo técnico composto por órgãos de defesa do consumidor, operadoras de planos de saúde, representantes de: beneficiários, profissionais da área da saúde, indústria e empresas contratantes de planos de saúde, entre outros.

A nova resolução ficou em consulta pública por 30 dias, no período entre 04/09/2012 e 06/10/2012 e recebeu contribuições de toda a sociedade. A RN 310 entra em vigor na data de sua publicação.

Mais informações clique aqui


Atendimento à imprensa
Assessoria de Imprensa da ANS
(21) 2105-0034/0074/0037/0044

 Fonte: portalsaude.saude.gov.br


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS suspende comercialização de 150 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quarta-feira a suspensão da comercialização de 150 planos de saúde administrados por 41 operadoras. A medida vale a partir da próxima segunda (dia 18) e tem validade preventiva de três meses.

Saúde Empresarial, por Redação

2012 é o ano dos pacientes online?

As resoluções de Ano Novo continuam na mente de muitas pessoas. Com os presentes de Natal ganhados na forma de smartphones, iPads e apps relacionados à saúde, há grandes chances de essas resoluções serem cumpridas.

Deixe seu Comentário:

=