Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 09/06/2011 às 11:45:50

Anabolizantes aumentam gengivas

Esteróide anabolizante androgênico (EAA) é o nome usado para derivados sintéticos do hormônio sexual masculino, a testosterona.

Os esteróides anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo patológico, tenha ocorrido um déficit. Eles podem ser tomados na forma de comprimidos ou injeções e seu uso ilícito pode levar o usuário a utilizar centenas de doses a mais do que aquela recomendada pelo médico.

Nas sociedades atuais, um grande número de adultos jovens abusa destes esteróides para realçar o desempenho e a aparência física.

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia em Adana, na Turquia, realizaram estudo para avaliar os efeitos do abuso destas substâncias, sobre o tecido gengival, em um grupo de fisiculturistas e halterofilistas.

O trabalho foi publicado na revista Journal of Periodontology e mostrou que o uso prolongado dos derivados da testosterona, estava associado a um aumento gengival.

Os autores da pesquisa destacaram que em caso de suspeita de abuso de esteróides, os profissionais de saúde bucal devem estar atentos aos possíveis danos e efeitos adversos causados por estas substâncias.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 09.06.11


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo mostra 25% de adolescentes com risco de doenças cardíacas

Um em cada quatro jovens que passaram pela primeira fase de testes do Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), conduzidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital da Zona Norte do Rio ganha tomógrafo para obesos

Referência no tratamento da obesidade mórbida através do programa de cirurgia bariátrica, o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio, ganha nesta terça-feira o primeiro tomógrafo do estado para atender a pacientes com até 320 kg.

Deixe seu Comentário:

=