Publicado por Redação em Dental - 20/12/2012 às 16:52:07
Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê
Os bebês começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a três anos. Porém, a odontopediatra Cristiane Allegretti lembra que esse tempo varia de criança para criança e não há motivos para se preocupar se demorar um pouco mais. Caso não haja sinal de nenhum dente até um ano e meio, é hora de levá-lo ao especialista para checar se está tudo bem.
Na verdade, a parte mais difícil para a mãe é lidar com a irritabilidade do bebê durante essa fase. A gengiva dói e coça e a criança tentará levar tudo para a boca para aliviar essa sensação. “Alimentos mais consistentes como a cenoura e a maçã ajudam nesse processo, mas as mamães devem ficar atentas para que os bebês não se engasgem”, diz Cristiane.
A especialista também sugere mordedores, de preferência os que podem ser colocados na geladeira, pois o gelado ajuda no alívio do desconforto. Quanto a medicamentos, Cristiane alerta: “As mamães devem tomar cuidado com as pomadas a base de xilocaina, pois são deglutidas pelo seu bebê e têm contraindicações”. A dentista revela, ainda, que teve bons resultados com fórmulas homeopáticas, tanto para dor quanto para irritação do bebê.
Higiene bucal
Alguns especialistas indicam que a higiene bucal do bebê seja iniciada desde seu nascimento. Segundo Cristiane, sua preferência é por começar a limpeza da boca apenas quando nascer o primeiro dente. Ela indica a escova específica para bebês, extra macia e com a cabeça bem pequena. “A escova adequada e usada corretamente nunca irá machucar o bebê”, afirma.
Em relação ao creme dental, normalmente são indicados os géis sem flúor e com xilitol. O ideal é o odontopediatra avaliar os hábitos alimentares do bebê e da criança para indicar o creme dental especifico. “Bebês com alto risco de cárie já podem usar uma pequena quantidade de creme dental com flúor em algumas escovações diárias”, indica Cristiane.
Dicas para aliviar a dor do bebê
- Dê alimentos duros como maçã e cenoura
- Alimentos gelados também aliviam a dor
- Prefira mordedores que possam ir para a geladeira
- Deixe-o com o babador, pois nesse período a salivação aumenta e o bebê vai babar ainda mais
Fonte: Terra
Posts relacionados
Veja qual o nível de escurecimento de seus dentes
No campo dentário não há um sistema padrão para medir e determinar a tonalidade dos dentes. Assim como também não há uma resposta sobre o quanto seus dentes podem ficar brancos - cada situação pessoal é única. Uma referência comumente usada, no entanto, é um guia de tonalidades.
Feche a Boca para a Perda Óssea
Alguns fatores, como alterações hormonais, trauma oclusal e periodontite com presença de tártaro, além de fumo e álcool, podem levar à perda óssea, que tem como conseqüência a diminuição na qualidade da mastigação, podendo trazer problemas nutricionais e digestivos.
Segunda edição do Dia do Sorriso incentiva saúde bucal
A segunda edição do Dia do Sorriso, promovido pela Acoplan (Associação dos Corretores de Planos de Saúde e Odontológicos), reuniu cerca de 500 pessoas no último sábado, 22 de outubro, na quadra Poliesportiva do Colégio Arquidiocesano.
Odontologia proporcionando sorrisos
Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, Eliane Honel, gerente de projetos da MetLife, e Fábio Nogi, superintendente de Planos Odontológicos da MetLife, participaram do simpósio "Uma odontologia moderna proporcionando sorrisos", promovido pelo Congresso de Marketing e Gestão em Odontologia (Cogem).