Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/08/2011 às 12:11:34
Advogada defende cláusula de fidelização em telefonia, já que garante benefícios
SÃO PAULO – Advogada defende cláusula de fidelização em telefonia, justificando que exigência foi criada com finalidade de equilibrar o contrato de prestação de serviço, já que tanto a empresa quanto o consumidor se beneficiam da cláusula.
Segundo a advogada do escritório Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, Bruna Cislinschi, o contrato funciona como uma garantia pelas facilidades oferecidas nas promoções ou nas trocas de aparelhos.
Dispositivo abusivo
Por conta disso, a advogada vai contra ao Projeto de Lei 1257/11, do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), aprovado pela Câmara dos Deputados e que proíbe cláusulas de fidelização em contratos.
O projeto classifica como abusivos os dispositivos contratuais que obrigam a fidelização do consumidor, que definem períodos mínimos de vigência do contrato e os que estipulam multas para o cancelamento antecipado dos serviços ou autorizem a venda de produtos bloqueados para serviços concorrentes.
Bruna destaca que um exemplo de que o dispositivo não é abusivo é o fato de que o consumidor é beneficiado por preços menores para aquisição de aparelhos celular ou mesmo com tarifas promocionais.
Se, por um lado, para oferecer essas vantagens, a empresa exige que o cliente permaneça um ano no plano, por outro isso deve ser entendido como tempo suficiente para recuperar o valor do benefício concedido inicialmente.
Logo, pontua Bruna, a multa rescisória é justa, mesmo porque o consumidor tem conhecimento prévio do dispositivo e, já que aceita, a cobrança configura exercício regular do direito da credora em caso de quebra do contrato.
Fonte: web.infomoney.com.br | 23.08.11
Posts relacionados
Lucro líquido da Ambev cresce 12,3% no primeiro trimestre de 2012
A Ambev (AMBV4) fechou o primeiro trimetre de 2012 com lucro líquido de R$ 2,346 bilhões, o que representa um avanço de 12,3% na comparação com o resultado do mesmo período de 2011, que foi de R$ 2,088 bilhões.
Operação no DF combate esquema de fraudes em declarações de IR
A Receita Federal deflagrou nesta quarta-feira uma operação conjunta com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para combater um esquema de fraude em declarações de Imposto de Renda.
Desemprego em janeiro é o menor desde 2003, aponta IBGE
A taxa de desemprego de janeiro foi de 5,5%, a menor para o mês de janeiro desde o início da série (março de 2002). Os dados são da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Expansão da classe média gera tensão em emergentes,diz OCDE
A expansão da classe média nas economias emergentes está sendo acompanhada do aumento de reivindicações sociais e provoca novas tensões que os governos deverão enfrentar, alerta a Organização para a Cooperação Econômica (OCDE) em um relatório divulgado nesta segunda-feira.
Lupa no Imposto mostrará tributo no preço dos produtos
O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) lança hoje uma ferramenta eletrônica que permite aos consumidores ter uma ideia de quanto pagam em tributos na hora de comprar produtos e serviços.