Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/07/2014 às 09:52:52

Adesão à previdência privada ainda é baixa

Em busca de um futuro tranqüilo e da manutenção da renda nos mesmos patamares da ativa, cada vez mais os trabalhadores brasileiros aderem à previdência privada. Em 2013, segundo dados de pesquisa realizada pela Federação Nacional de Previdência Privada de Vida (Fenaprevi), mais de R$ 73 bilhões foram arrecadados pelo setor, representando um aumento de 4,56% em relação ao ano anterior.

Os clubes fechados de previdência complementar, que se dividem em duas categorias, podem ser uma boa opção para os trabalhadores preocupados com o futuro. Os clubes patrocinados são aqueles em que a empresa entra com uma parte, igual ou não, da cota paga pelo trabalhador e os fundos instituídos, que podem ser geridos por associações ou sindicatos, por exemplo, em que não há participação do clube para a formação do benefício.

A instituição do fundo de previdência privada é prerrogativa da empresa e, quando decide pela formação deste, passa a oferecer um benefício de alto valor agregado, que pode fazer parte, até mesmo, de estratégias de retenção de talentos e mão de obra qualificada.

OABprev - Há 10 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB-MG) lançou o Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OABprev-MG). A entidade arrecadou mais de R$ 18 milhões em 2013, crescendo acima de 20% em relação a 2012. Para 2014, o OABprev-MG espera expansão de 30% e, com isso, elevar em 20% o número de contribuintes.

De acordo com o presidente do OABprev-MG, Roberto Perecini, o brasileiro ainda não tem a cultura da poupança e muito menos de previdência privada. Lentamente esse mercado vem se abrindo e novos produtos vêm sendo lançados para atender necessidades específicas dos clientes. "Fomos doutrinados a pensar só no presente. Muita gente acredita que previdência privada é coisa de Àvelho", mas, ao contrário, é na juventude que devemos pensar no futuro. A média de idade dos interessados está na casa dos 40 anos. Precisamos estimular que o jovem faça isso para o bem das pessoas e do país", avalia Perecini.

As novas gerações, naturalmente conectadas, têm um espírito empreendedor muito desenvolvido mas, apesar disso, ainda poupam pouco. O uso da tecnologia facilita a comunicação, mas ainda é preciso fortalecer o entendimento da mensagem. "Essa geração aprendeu a ganhar dinheiro, agora precisa aprender o que fazer com ele. A previdência privada é uma forma de viabilizar sonhos como uma viagem, mandar o filho estudar no exterior ou abrir o próprio negócio no futuro", cita o presidente.

Atuante em outras dez seccionais (Acre, Amapá, Espírito Santo, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima), o crescimento do OABprev-MG tem um longo caminho a ser percorrido. "Temos um número grande de advogados a ser prospectados e suas famílias, algo em torno de 3 milhões de pessoas. O importante é dar segurança aos participantes. O nosso perfil de investimentos é conservador. Devemos primar pela boa governança e transparência. Diante de um mercado volátil e de um ano atípico como 2014, o mínimo que devemos entregar aos nossos clientes é segurança e rentabilidade", completa.

Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br


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