Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/02/2014 às 10:35:49

Açúcar adicionado ao alimento aumenta propensão a doenças cardíacas

Pesquisadores descobriram que comer alimentos açucarados aumenta o risco de morrer de doenças cardíacas. Eles analisaram dados de uma amostra representativa a nível nacional de um estudo extenso de 20 anos sobre saúde e mortalidade do qual participaram 31.147 adultos. O estudo foi publicado online no periódico Jama Internal Medicine.

Todos os participantes realizaram exames físicos e responderam a um questionário sobre alimentação. Os cientistas calcularam a porcentagem total de calorias ingeridas provenientes de açúcares adicionados aos alimentos como bebidas açucaradas, sobremesas e outros alimentos – que não estão presentes como elemento natural de frutas e sucos de frutas.

Eles descobriram que mais de 10% das calorias ingeridas pelos participantes provinha de açúcares adicionados. Após adequar os fatores idade, tabagismo, atividade sexual, índice de massa corporal, atividade física, entre outros, eles descobriram que o risco de ter doenças cardiovasculares aumentava 30% para as pessoas cuja proporção de calorias provenientes de açúcares adicionados era de 10 a 25%, em comparação às pessoas para as quais essa proporção era inferior a 10%. Esse risco quase triplicou entre os participantes cuja dieta incluía 25% de açúcar adicionado.

"As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos Estados Unidos. A ingestão de açúcares é um fator de risco modificável", afirmou Quanhe Yang, principal autor do estudo e epidemiologista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Fonte: www.uol.com.br


Seguro Educacional

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Novo tratamento é solução para quem tem disfunção da ATM

A ATM (articulação temporomandibular) liga a mandíbula ao crânio, além de ser responsável por todos os movimentos dos maxilares e da boca, como mastigação, deglutição e fala.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS recebe primeiro lote de medicamento contra o câncer produzido no Brasil

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira que o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu o primeiro lote do medicamento oncológico brasileiro Mesilato de Imatinibe.

Deixe seu Comentário:

=