Publicado por Redação em Previdência Corporate - 24/11/2011 às 09:54:06
Acordo entre Previdência e CNA facilita cadastramento
O Ministério da Previdência Social (MPS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estabeleceram Termo de Cooperação Técnica que permite à CNA e às entidades a ela vinculadas realizarem o cadastramento dos segurados especiais, ou seja,o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)do segurado especial que é um mecanismo para permitir que no futuro o segurado especial possa ter o mesmo direito que hoje tem o trabalhador urbano de se aposentar em 30 minutos.
Durante a cerimônia, o ministro Garibaldi Alves Filho, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, lembrou que a Previdência Social é o mais tradicional instrumento de garantia de renda à disposição dos trabalhadores e idosos brasileiros. O INSS paga mensalmente 28,9 milhões de benefícios, como aposentadorias, pensões, auxilio-doença, salário-maternidade e outros. "Sem esses benefícios, cerca de 23,1 milhões de pessoas estariam condenadas a situação de pobreza", afirmou.
O ministro destacou ainda que na área rural, a Previdência paga 8,4 milhões de benefícios, com um custo estimado em cerca de R$ 60 bilhões para este ano, com uma arrecadação que não deve chegar a R$ 6 bilhões. Porém, segundo o ministro " mais importante que a necessidade de financiamento da previdência rural é o seu papel em manter o trabalhador no campo e movimentar a economia das pequenas cidades do país, gerando alimentos e evitando o inchaço das grandes cidades".
A assinatura do acordo foi ontem durante o seminário " Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio", promovido pela CNA. A presidenta Dilma Rousseff participou da solenidade. De acordo o Secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, esse cadastro vai facilitar a vida do segurado especial, que trabalha no campo " hoje, quando ele precisa de um benefício ele tem que levar toda a documentação. "Com o cadastro ele vai prestar as informações anualmente, pela internet, ou nas agências do INSS ou ainda na CNA ou na Contag, permitindo que quando o segurado precise de um benefício, este seja automaticamente reconhecido", afirmou.
Fonte:http://www.youtube.com|24.11.11