Publicado por Redação em Dental - 24/02/2012 às 16:44:14

Acadêmicos da UFSC realizam 1240 atendimentos odontológicos no Estágio de Verão

Nos meses de janeiro e fevereiro, 31 alunos do curso de odontologia da UFSC tiveram uma temporada diferente: passaram as manhãs atendendo à população durante o Estágio de Verão. Todos os dias passavam pelos consultórios da Clínica I mais de 60 pacientes encaminhados pelo sistema de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e também pela triagem de casos de emergência.

Na avaliação de alunos e professores, o saldo foi bastante positivo. Em um mês de ação, foram realizados 1.240 atendimentos gratuitos para a população.A novidade deste ano foi o atendimento a 75 estudantes da UFSC encaminhados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). “Foi uma experiência importante, porque muitos alunos de graduação precisam de tratamento odontológico, não vão à rede pública e nem têm condições de pagar”, explica a coordenadora do Estágio de Férias, Ana Claudia Baladelli Silva Cimard.

No Estágio de Verão o aluno pode ter uma ideia de como vai ser a vida no consultório. “É uma oportunidade de atender todos os dias e de administrar a própria agenda”, explica a professora Ana Claudia. Os estudantes fazem extrações, restaurações, tratamento de gengiva, conserto de prótese e o mais complexo deles, o tratamento de canal. A experiência é prática, mas também se fala sobre as teorias estudadas durante o curso. “Aqui os alunos atenderam a portadores do HIV, pacientes com hipertensão, diabetes, e para esses casos o professor revisou as explicações teóricas”, afirma a professora Ana Claudia.

O estágio de verão ocorreu entre os dias 23 de janeiro a 17 de fevereiro, na Clínica I do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Para as 31 vagas inscreveram-se 36 estudantes da nona e décima fases. Os alunos tiveram o apoio de nove professores, dos quais oito se revezaram em duas turmas das especialidades de Dentística, Periodontia, Prótese e Endodontia. O Estágio teve a participação voluntária de oito alunos que irão cursar a sexta fase, que neste semestre irão começar o atendimento clínico.

Fonte: www.portaldailha.com.br


Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

Como as escolas educam as crianças sobre saúde bucal

A odontologia moderna trabalha a prevenção como melhor forma de diminuir as doenças bucais. Este é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente.

Dental, por Redação

Saiba a importância da utilização dos enxaguatórios bucais

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Americanos não garantem a saúde bucal ideal para os filhos, aponta estudo

Embora 97% dos pais de crianças com até cinco anos que possuem seguro odontológico classifiquem a saúde bucal de seus filhos como excelente ou boa, muitos estão sendo otimistas demais.

Dental, por Redação

Pacientes com HIV devem ir ao dentista

A pesquisa envolveu 100 pessoas portadoras do vírus atendidas na Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) e no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA), sendo divididas em dois grupos: 50 que receberam tratamento dentário no NGA e 50 que não receberam.

Dental, por Redação

Conheça todos os tipos de prótese dentária

Muitas pessoas tem dúvidas quanto aos existentes atualmente. Os pacientes tem uma popular e é importante o cirurgião dentista orientá-los ao máximo sobre seus tipos, vantagens e desvantagens.

Deixe seu Comentário:

=