Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/03/2013 às 09:36:54

A importância do pioneirismo para as empresas

Em poucas palavras, o pioneirismo é a capacidade que a empresa tem de inovar, criar oportunidades e enxergar possibilidades mesmo tendo que correr riscos. É sair da zona de conforto em busca de novos desafios. Pioneiro é aquele que abre caminho, que desbrava, que prepara o caminho para a chegada dos outros.
O grande diferencial das empresas pioneiras está na capacidade de inovar e criar novas oportunidades. Elas se destacam principalmente pela expertise e coragem de transformar uma possibilidade em algo real e atrativo, mesmo sabendo dos riscos.

A empresa pioneira corre mais risco? Sim, claro. Afinal o risco faz parte de qualquer negócio, principalmente quando a meta é transformar uma possibilidade em algo real. Mas as empresas que estão na vanguarda de ações pioneiras sabem calcular os riscos e aprenderam a colocar seus valores no centro de cada estratégia de lançamento.

Em todo o mundo há vários exemplos de empresas pioneiras. A Honda, fundada por Soichiro Honda, lançou a primeira bicicleta motorizada e hoje é simplesmente o maior fabricante de motos do mundo. Na Yakult, o Dr. Minoru Shirata enxergou, em meio a um surto de infecções gastrointestinais, a possibilidade de ser pioneiro e foi ai que ele teve a ideia de lançar o Yakult - leite fermentado por lactobacillus vivos. A Cummins Engine Company foi a pioneira na fabricação de motores estacionários para agricultura e geradores de energia a diesel.

No Brasil, a Suco Jandaia é um exemplo de empresa pioneira. Após anos de estudo e muitos investimentos, apresentou ao mercado a linha de sucos com Ômega3 DHA, que é o Ômega 3 de origem marinha, o de melhores benefícios a saúde humana. Hoje o produto é um sucesso de mercado e, naturalmente, será copiado pelo mercado. Mas isso não é problema, nem para a Jandaia, nem para nenhuma empresa pioneira.

Empresas de vanguarda são empresas comprometidas com estudos de mercado, de novas tendências e atentas as oportunidades, por isso investem pesado, apesar dos riscos no desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços.
Henrique Teles é consultor de empresas, palestrante com formação em marketing e autor do livro Manual do Empresário de Sucesso.

Fonte: www.administradores.com.br


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Os melhores fundos para você investir

Inflação, novo patamar de juros, mercado de ações em baixa. Diante desse cenário, os fundos de previdência podem ser uma ótima opção para colocar o seu dinheiro

Notícias Gerais, por Redação

Menos juros e mais crédito

Os reflexos dessa mudança sobre nossa economia são positivos e permitem que o governo continue ganhando fôlego para fazer os investimentos de que o nosso país precisa.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar abre em leve alta ante real

O dólar operava quase estável nos primeiros negócios desta quinta-feira, após três dias de queda. Às 9h07 (de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a R$ 1,7675 para venda, em leve alta de 0,05%.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa abre primeiro pregão de 2012 em alta

A bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) operava em alta nesta segunda-feira, no primeiro pregão de 2012, em meio a um movimento fraco após o Ano Novo. Às 11h15 (de Brasília),

Notícias Gerais, por Redação

Fatia de importados no consumo das indústrias é recorde, aponta CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta terça-feira (22) o estudo Coeficientes de Abertura Comercial, indicando que a participação dos produtos importados no consumo doméstico de bens industriais no país é recorde.

Notícias Gerais, por Redação

BC agiu precipitadamente ao cortar taxa de juros, diz diretor keynesiano

O diretor da AKB (Associação Keynesiana Brasileira) José Luis da Costa Oreiro disse nesta segunda-feira (26) que o Banco Central agiu precipitadamente ao cortar a taxa de juros no dia 31 de agosto, de 12,5% para 12%.

Deixe seu Comentário:

=