Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/09/2012 às 15:22:40
A garantia complementar como alternativa para o aumento da receita da organização
Com as margens de lucro muito comprometidas, é importante a busca por novas alternativas de receita para a empresa
A busca por novas oportunidades de receita é uma tarefa estratégica que deve ser desempenhada pelo administrador da organização. No varejo temos a garantia estendida, uma espécie de seguro que garante o conserto ou a troca do produto segurado e pode ser contratada por mais um ou dois anos que tem a sua vigência sempre após o término da garantia oficial do fabricante. É um procedimento legal lastreado por grandes seguradoras e é controlado e fiscalizado pela Susep - Superintendência de Seguros Privados, vinculado ao Ministério da Fazenda.
Este serviço deve aliar o aumento da receita da empresa com a satisfação dos clientes. Mas não basta somente implantar o serviço no negócio, é preciso gerenciar todo o processo de forma sistêmica para que seja absorvido pelo corpo de vendas e gere resultados satisfatórios a todos os envolvidos.
O processo tem início na escolha da parceria, devemos conhecer boas seguradoras que tenham expertise no serviço e que possuam histórico confiável de resolução de problemas oriundos da GE. Uma parceria de sucesso deve iniciar com este propósito.
Em seguida, devemos investir em um software que atenda às necessidades do lojista (todo o processo da venda), bem como às da GE. A comunicação entre o lojista e a seguradora é um fator preponderante para o sucesso do projeto. Já no processo de vendas, a equipe deve conhecer bem o serviço para poder extrair todos os benefícios e esclarecer as dúvidas dos consumidores, lembro que o venda deve ser feita de forma clara e objetiva, clientes bem esclarecidos gostam de comprar produtos com garantia estendida, pois se sentem mais seguros e muitas vezes a inclusão da garantia complementar torna-se um diferencial positivo para o fechamento do negócio. Um bom atendimento é sempre a chave para o sucesso nas vendas.
O treinamento contínuo e a motivação efetiva criam novos conceitos no tocante ao resultado de cada mês, e podemos observar o crescimento gradativo mês a mês com um acompanhamento gerencial diário. Equipe bem treinada está sempre motivada para alcançar os objetivos e desbravar as metas propostas pela organização. Não podemos esquecer da remuneração, pois ela deve ser atrativa para quem se destaca nas vendas do serviço, e também deve se tornar uma alternativa de receita para os vendedores e gerentes, afinal, são eles quem finalizam as vendas.
Da mesma forma que a venda é um processo cíclico e atinge a maturação com a satisfação do cliente pelo produto e pelo bom atendimento, estimulando uma nova compra, quando a garantia estendida atingir a sua maior idade, o gestor deve observar se já é a hora de implantar um novo serviço para melhorar ainda mais a receita, ou investir novamente na garantia complementar para extrair o máximo do serviço. De qualquer maneira, é importante gerenciar todo o processo continuamente e fazer do serviço uma fonte de renda lucrativa para todos os envolvidos no processo.
Fonte: cqcs