Publicado por Redação em Gestão do RH - 08/09/2021 às 16:51:50

A coisa mais importante a fazer antes de começar a trabalhar



Admiro pessoas que conseguem começar o dia com tranquilidade. Conheço gente que acorda junto com as galinhas para ter uma sessão de atividades físicas enquanto o sol nasce. Também há os que despertam fazendo um ritual de meditação, os que leem uma poesia e os que escrevem um diário. Há ainda os que fazem jejum intermitente e os que acordam determinados a desintoxicar o organismo. E ainda sei de gente que investe em um banho frio matinal para despertar os sentidos.

Eu tenho dificuldades com isso. Faço parte do grupo que tem as manhãs agitadas. Dos que precisam preparar, alimentar e levar crianças pequenas para a escola. Dos que têm que pegar trânsito e enfrentar uma rotina recheada de reuniões logo cedo.

Mas reconheço: quando nos preparamos para um dia de trabalho, a nossa performance aumenta muito. Quem nunca viu um atleta profissional se concentrar para entrar em uma competição? Fica evidente que parte do jogo se ganha antes do jogo.

Nas minhas tentativas de me concentrar para “entrar em campo”, constatei que estar calmo, “oxigenado” e com “atenção plena” me ajuda a jogar melhor. Mas também descobri algo inusitado: que a parte mais importante deste processo está em alinhar as minhas intenções. Estou falando sobre lembrar a mim mesmo dos meus motivos para querer estar ali e dar o meu melhor. É isso que dá significado ao jogo. O foco aumenta a performance. Mas a intencionalidade traz sentido ao que fazemos. E isso muda tudo.

“O que você faz?”. Essa é uma das primeiras perguntas que fazemos quando encontramos alguém pela primeira vez. E quando respondemos, normalmente nos identificamos pela nossa profissão: “Eu sou professora”, “eu sou vendedor”, “eu sou jornalista”. Mas temos que tomar um cuidado importante: lembrar que nós não somos o nosso trabalho. Saber que você é um médico, por exemplo, não me diz quem você é de verdade. Existem médicos bons e médicos ruins. Existem médicos sensíveis e insensíveis. Doutores honestos e desonestos. Se eu quiser perceber os seus valores, devo prestar atenção em como você atua como médico. Aí sim terei pistas melhores.

O que estou querendo dizer é que a forma como você trabalha diz mais sobre quem você é do que o título do seu cargo. Porque é ali que os seus princípios podem ser percebidos.

E é justamente para lembrar disso que o exercício de alinhar o coração logo cedo me ajuda. “Para que eu vou trabalhar hoje?”, “o que estou fazendo aqui?”. Na minha rotina agitada, eu tento parar 10 minutinhos e pensar sobre isso antes de começar a trabalhar. Na maioria das vezes dentro do carro, na garagem do escritório. Talvez você consiga fazer antes de sair de casa, durante o transporte ou na própria estação de trabalho ao começar o expediente. Mas não deixe de levar o seu coração para trabalhar com você.

Você já experimentou ouvir uma música antes de sair de casa? Aposto que você chega em seu compromisso cantarolando o refrão. É como se tivéssemos amarrado uma cordinha no dedo, para lembrar de algo por algumas horas. Esse momento matinal tem esse poder e podemos usar isso para colocar mais propósito em nosso dia.

Estar com a intenção certa nos ajuda a ver o nosso trabalho além da troca de serviço por dinheiro. Ajuda a dar um novo significado para o lugar onde passamos tantas horas. E nos ajuda a tomar melhores decisões.

Que tal experimentar fazer esses minutos para alinhamento do coração antes de começar o dia?

Seu trabalho não é só o seu trabalho. Ele pode ser a sua missão. Se você trabalhar com essa intenção.

João Branco é o CMO do McDonald’s no Brasil e lidera o talentoso time que está batendo todos os recordes da história do Big Mac. Presença constante nos rankings dos profissionais de Marketing mais reconhecidos do Brasil, João estudou em algumas das melhores universidades do mundo, mas aprendeu no “Méqui” o que nenhuma aula teórica foi capaz de ensinar: que o resultado sempre vem quando o consumidor ama muito tudo isso. João já foi presidente da ABA e duas vezes palestrante TEDx. É um dos marketeiros brasileiros mais influentes – seus textos são lidos por mais de 1 milhão de pessoas todos os meses. Linkedin/Instagram: @falajoaobranco



Fonte: Forbes


Seguro Auto

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=