Publicado por Redação em Dental - 28/11/2011 às 14:03:02

Erosão ácida: causas

Muitas das comidas e bebidas que integram a dieta moderna, incluindo sumos de fruta, vinagre balsâmico, vinho e muitas frutas contêm ácidos que amolecem o esmalte dentário e podem conduzir a uma condição chamada erosão ácida.

Isto acontece quando a superfície do dente é exposta a ácidos oriundos de comidas e bebidas. Neste ponto, a camada dura de esmalte amolece temporariamente.

Com o passar do tempo, este amolecimento pelos ácidos pode causar um desgaste significativo, particularmente, quando combinado com a abrasão pela escovação dentária.

A crescente longevidade da dentição, combinada com a dieta moderna, leva a que os efeitos do desgaste (incluindo os provocados pela erosão) sejam mais comuns e evidentes. Quase todas as pessoas com dentes naturais estão sujeitas a desenvolver alguns sinais de erosão ácida.

O que procurar?

Estados iniciais:

  • sensibilidade no momento do consumo de comidas ou bebidas frias;
  • aspecto arredondado da superfície do dente;
  • os dentes tornam-se amarelados à medida que os ácidos desgastam o esmalte e a dentina subjacente vai sendo exposta.

Estados avançados:

  • coloração ainda mais escura dos dentes;
  • transparência dos bordos incisais;
  • pequenos traços de fractura nos bordos incisais;
  • sensibilidade severa;
  • pequenas fossas na superfície dos dentes.

Erosão ácida: prevenção

Os efeitos da erosão ácida podem afectar pessoas de todas as idades e, uma vez presentes, não podem ser revertidos - a protecção é a melhor política.

O que pode fazer?

  • Evitar escovar os dentes com força usando escovas duras e pastas abrasivas.
  • Beba os refrigerantes ou bebidas gaseificadas rapidamente - não as agite ou retenha por longos períodos na boca.
  • Escolha uma pasta dentífrica que tenha uma baixa abrasividade, isenta de ácidos e com alto teor de flúor biodisponível. Evite pastas clareadoras.

Fonte:http://www.clearodontologia.com.br|28.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Prefeito diz que Odontosesc agrega valor ao serviço de saúde bucal

O prefeito Paulo Duarte definiu como de fundamental importância a parceria estabelecida com a Fecomércio/MS, por meio do Serviço Social do Comercial de Mato Grosso do Sul (Sesc/MS), que permitiu instalar na cidade, por um período mínimo de cinco meses, a Unidade Móvel Odontosesc que iniciou nesta terça-feira, 30, atendimento odontológico à população corumbaense e da região pantaneira, considerada mais carente.

Dental, por Redação

Falta de saliva dá mau hálito

A saliva tem o papel fundamental na saúde bucal. Além de lubrificar a cavidade oral e a mucosa que vai até a faringe, ajuda na formação do bolo alimentar, na mastigação e deglutição e ainda é composta por substâncias que protegem o trato digestivo contra bactérias.

Dental, por Redação

Veja importância de levar crianças ao dentista antes da volta às aulas

Os dentistas recomendam que pacientes marquem consultas de seis em seis meses para manter a saúde bucal em dia. Uma boa maneira de se lembrar do compromisso é agendar a visita nos meses das férias escolares – janeiro e julho  

Dental, por Redação

Saiba como fazer a higienização correta do implante dentário

Os implantes exigem o mesmo rigor que os dentes em questão de higiene. Isso porque o descuido pode levar ao surgimento de doenças que, além de comprometerem o implante, podem afetar a saúde em geral.

Dental, por Redação

Aprenda quais cuidados se deve ter com aparelho fixo

Cada vez mais, os aparelhos ortodônticos se espalham pelos sorrisos, não só de crianças, como de adultos. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento previne uma série de problemas relacionados com articulação dental incorreta.

Dental, por Redação

O que é cárie de mamadeira?

O hábito de amamentar ou alimentar o bebê com mamadeira de leite, chá ou qualquer líquido com açúcar ou mel, principalmente ` noite, pode provocar cárie de mamadeira.

Dental, por Redação

Problemas periodontais podem afetar a fertilidade feminina

Pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade

Deixe seu Comentário:

=