Publicado por Redação em Gestão do RH - 27/07/2022 às 10:55:47

6 dicas para incluir autocuidado em sua rotina de trabalho



Existem muitos equívocos sobre o que realmente é o autocuidado. Não é tomar banhos de espuma ou fazer longas caminhadas sozinho na praia contemplando a vida. O autocuidado é mudar sua mentalidade para, em algum momento, você se priorizar em relação ao trabalho, família, parceiros – tudo em sua vida – e ter tempo para si mesmo.

E isso não é ser egoísta ou narcisista. Significa que você reconhece que é humano e só pode ser o melhor de si quando está cuidando bem de si mesmo e de suas necessidades.

O próximo passo é descobrir o que exatamente você precisa. Isso vai ajudá-lo a identificar especificamente o que está fazendo você se sentir sobrecarregado e quais hábitos e comportamentos pode ser mudados ou inseridos na rotina.
 

1. Cinco minutos para você

Quando você faz pausas ao longo do dia, o que está fazendo? Navegando pelas mídias sociais, pagando uma conta, ligando de volta para um amigo? Embora essas coisas não se relacionem com o trabalho, elas não são realmente uma pausa.
Defina um cronômetro e, quando tocar, pare o que estiver fazendo, afaste-se da mesa e sente-se em algum lugar tranquilo. Respire fundo algumas vezes e escute seu corpo. Como você está se sentindo agora? O que você pensa sobre? O que você está sentindo no seu corpo? Quando os cinco minutos terminarem, volte ao trabalho.
 

2. Um pouco de natureza

Estudos mostraram que a exposição à natureza reduz o estresse, melhora a atenção, melhora a saúde mental e até pode ajudá-lo a aumentar sua empatia. Mesmo se você mora no meio de uma área metropolitana, simplesmente sair ao ar livre ou ir para uma praça ajudará a limpar sua mente e permitir que você enfrente o dia de trabalho com mais tranquilidade.
Olhe para sua agenda da semana e identifique ao menos dois ou três dias por semana em que você tem 30 a 45 minutos abertos. Agende esse tempo para você e trate-o como qualquer outro compromisso.
 

3. Suba escadas, caminhe, mova-se

Se seu trabalho exige que você fique sentado o dia todo, encontrar tempo para se movimentar pode ser difícil, mas você pode procurar oportunidades no dia a dia para mover o corpo e exercitar o autocuidado. Se você for ficar no telefone por um tempo, saia para caminhar ao redor da casa, por exemplo. Descer uma estação de metrô antes e caminhar alguns quarteirões pode ser uma oportunidade no meio do dia. Programe-se e inclua esse movimento em sua rotina diária.
 

4. Observe sua alimentação

Existe um acrônimo que os profissionais de saúde mental usam – HALT – quando alguém está se sentindo sobrecarregado e estressado e não sabe o que fazer. Significa Hungry, Angry, Lonely, Tired (Faminto, Bravo, Sozinho, Cansado). Observe que o primeiro problema é a fome. Não comer o suficiente, comer muito açúcar ou beber muito café não afeta apenas seu corpo, mas também sua saúde mental.

Pegue um diário e por três dias anote tudo o que você come e bebe, bem como como se sente uma hora após cada refeição. Após esses três dias, você começará a perceber onde e quando come demais, se não come o suficiente, ou os alimentos que fazem você se sentir sonolento ou agitado. Estas são suas pistas sobre quais hábitos você pode precisar mudar e levar o autocuidado para dentro do seu corpo. Antes de fazer um monte de mudanças, escolha um hábito como eliminar a segunda xícara de café ou encontrar maneiras de comer mais uma porção de vegetais por dia.
 

5. Reconheça suas realizações

Autocuidado não é apenas comer, movimentar seu corpo e fazer mais exercícios, é também como você fala consigo mesmo. Uma razão pela qual as pessoas ficam ansiosas e sobrecarregadas no trabalho é que elas sentem que não estão tendo um desempenho bom o suficiente ou se sentem subestimadas por seus chefes. É importante que você aprenda a ser seu líder de torcida porque, infelizmente, a maioria dos gerentes e chefes tendem a reconhecer seu desempenho apenas quando algo dá errado. Comece a coletar mensagens de e-mail, notas e avaliações de desempenho onde alguém está te elogiando. Toda vez que alguém lhe enviar uma mensagem que faça você se sentir bem consigo mesmo e com seu trabalho, salve-a. Cada vez que você começa a se sentir mal com o trabalho ou se pergunta: “O que estou fazendo aqui?” Abra então essa pasta e releia todas essas notas como um lembrete de quanto você já realizou.



Fonte: Forbes


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