Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/12/2014 às 10:42:31

5 motivos pelos quais devemos ter um plano de previdência privada

Enquanto somos economicamente ativos, temos muitas oportunidades de aumentar nossa renda e padrão de vida. Inúmeras possibilidades podem nos surgir a cada dia. Mas com o passar do tempo, e os anos correm mais rapidamente do que a maioria das pessoas pode prever, surge o momento em que não somos mais tão ativos. Chega o tempo da aposentadoria. Como podemos nos prevenir financeiramente para que esse momento não seja de escassez? O economista Carlos H. Mazieri nos aconselha a fazer um plano de previdência privada e nos dá cinco bons motivos para isso.

Ao analisar o atual cenário brasileiro, Mazieri declara: "Há pouco tempo, em uma economia onde a inflação girava próximo dos 80%, não era possível planejar ou pensar em uma estratégia de longo prazo. A meta principal era lutar para sobreviver. A aposentadoria, misturada com essa avalanche de incertezas, era um verdadeiro sofrimento. Hoje, porém, temos uma visão um pouco mais de longo prazo. Fazemos planos, estabelecemos prioridades e colocamos meta para nossos objetivos. Buscamos por segurança, tranquilidade e conforto financeiro, palavras que guardam sinergia com os objetivos da previdência privada e permitem a manutenção da qualidade de vida".

Quando questionado então sobre o real motivo para se fazer um plano de previdência privada, o economista explica: "Muitos estudos demonstraram que os três grandes medos do ser humano são: o medo de falar em público, o medo da morte e o medo de não ter dinheiro no futuro. O que é futuro para nós simples mortais? É a nossa aposentadoria! Por que é importante um plano de previdência privada? Existem diversas razões que podem nos levar a montar um plano de previdência privada, mas entendo que os principais são:

1- Complementação da aposentadoria

Sabemos que quando nos aposentamos os valores recebidos mensalmente da previdência não são os mesmos recebidos enquanto estamos trabalhando, então, a previdência privada serve como uma complementação da aposentadoria, e por conseguinte a manutenção do poder aquisitivo e padrão de vida;

2- Diversificação de investimento

Muitos de nós já ouviu o velho ditado que diz que nunca devemos colocar os ovos em uma única cesta. O plano de previdência serve como mais uma opção de diversificação de investimentos com segurança;

3- Benefício fiscal

Os planos classificados como PGBL (plano gerador de benefício livre) permitem ao contribuinte a dedução do IR (imposto de renda) até o valor de 12% de sua renda anual tributável;

4- Disciplina

Muitas pessoas não conseguem se programar e guardar dinheiro. Até tentam, mas a facilidade de transferência, saques e a não obrigatoriedade dos depósitos nas aplicações convencionais acabam prejudicando a estratégica montada de sucesso financeiro. Os planos de previdência privada permitem o débito automático, facilitando e fortalecendo o conceito de ganhar e guardar antes de gastar;

5- Sucessão patrimonial

Diferentemente de outras aplicações, no caso de falecimento do titular do plano, a Previdência Privada dispensa inventário.

Podem existir muitas razões que nos façam protelar a aquisição de uma previdência privada e um planejamento financeiro eficiente. Quaisquer que sejam suas limitações atuais, lembre-se de que nunca é tarde para começar. Aproveite o cenário mais estável do mercado brasileiro e inicie uma estratégia de sucesso para sua vida futura.

Fonte: www.luterprev.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Governo prepara projeto de lei que muda requisitos para aposentadoria

O governo federal prepara um projeto de lei que substitui o fator previdenciário por uma regra que mescla idade mínima e tempo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para obter a aposentadoria.

Previdência Corporate, por Redação

País já conta com mais de 336 mil donas de casa de baixa renda

Dados divulgados pela Secretária de Políticas de Previdência Social (SPPS) mostram que o número de cadastros de donas de casa de famílias de baixa renda considerando o período de outubro de 2011 até setembro deste ano foi de 336.466.

Previdência Corporate, por Redação

MetLife se destaca no setor de previdência privada do anuário Valor 1000

A MetLife figura entre as dez maiores fornecedoras de previdência privada na 12ª edição do anuário Valor 1000, publicação do jornal Valor Econômico que lista as mil maiores empresas do Brasil.

Previdência Corporate, por Redação

Desempregados podem continuar contribuindo para a aposentadoria

Muitos deixam de se preocupar com a previdência social quando mais novos e acabam por sofrer as consequências quando chegam à velhice. Para evitar situações assim, é bom se informar bastante.

Deixe seu Comentário:

=