Publicado por Redação em Gestão do RH - 14/04/2021 às 10:01:10

4 maneiras de construir relacionamentos mais fortes no trabalho



Construir relacionamentos fortes é criar conexões entre as pessoas. Com o home office, essa conexão se torna ainda mais importante. Trabalhando no computador o dia todo, é fácil esquecer que atrás da tela está outra pessoa, não apenas uma série de e-mails e mensagens. 

Para construir relacionamentos mais fortes no local de trabalho, o esforço deve ser intencional. 

Confira quatro coisas para focar na hora de criar conexões com os colegas:

1. A comunicação é fundamental

A comunicação aberta é uma das maneiras mais fáceis de construir relacionamentos sólidos no local de trabalho. Ela garante que todos tenham a chance de compartilhar suas opiniões, ideias, reclamações, perguntas e feedbacks. O segredo é incorporar a comunicação frequente na maneira como você faz negócios.

Os gerentes e líderes devem compartilhar atualizações relevantes da empresa com os funcionários e fornecer feedbacks frequentes. Isso garante que eles tenham todas as informações de que precisam para fazer seu trabalho o tempo todo e não sejam mantidos no escuro. O feedback ajuda a promover uma relação positiva, mostrando que o líder investe no crescimento e desenvolvimento de cada funcionário.

Para as equipes, a comunicação pode ser o fator decisivo na construção de relacionamentos. Sem uma comunicação aberta, as coisas não funcionam e pode parecer que todos estão trabalhando para si próprios, em vez de buscarem uma unidade coesa. Os líderes precisam estabelecer normas de comunicação, selecionar os canais certos (como gerenciadores de produção, e-mail ou Zoom) e ensinar as equipes a usá-los com eficácia.

2. Mantenha a mente aberta

Para construir relacionamentos fortes, você deve manter a mente aberta. Leslie Wardman, fundadora da Ambiance Matchmaking, dá ótimos conselhos sobre esse assunto (que não valem apenas para relacionamentos românticos): “Você não quer sacrificar ou comprometer o que acredita, mas também não deve julgar. Tenha a mente aberta e seja fiel a si mesmo”. Ela explica ainda que você precisa conhecer seus próprios limites, estar ciente de seus preconceitos e permanecer autoconsciente. Se você sabe quando pode ser tentado a tirar conclusões precipitadas, é mais fácil diminuir os pensamentos de julgamento iniciais e lembrar-se de manter a mente aberta.

3. Conecte-se fora do local de trabalho

Na verdade, construir relacionamentos torna o trabalho mais fácil. Quando você estabelece uma conexão pessoal com seus colegas, há menos tensão e atrito e mais sentimentos de camaradagem e apoio.

Se o tempo que você passa com seus colegas é 100% focado no trabalho, você não formará laços fortes. Com o home office, isso se torna ainda mais desafiador, pois não há intervalos na hora do almoço que naturalmente permitam as conversas fora do escritório. Essas pausas precisam vir na forma de salas abertas do Zoom, onde as pessoas podem entrar para bater um papo, ou canais dedicados a tópicos não relacionados ao trabalho.

Quando for seguro se reunir em grupos novamente, happy hours, projetos voluntários e festas de fim de ano são maneiras mais fáceis de fortalecer os laços da equipe. Ver colegas e gerentes fora do escritório nos ajuda a lembrar que somos mais do que apenas nossos cargos e empregos.

4. Cumpra os compromissos

A confiança é parte essencial da construção de um relacionamento sólido, e uma maneira infalível de quebrar isso é não honrar seus compromissos. Quer seja concluir um projeto no qual você está trabalhando sozinho ou colaborar como parte de uma equipe, as consequências são as mesmas – uma quebra de confiança. Até mesmo as coisas que você faz individualmente compõe algo maior e acabam por impactar todos os outros. Honrar seus compromissos e cumprir os prazos ajuda a mostrar que você é confiável e trabalha em equipe.

Surgirão situações em que você simplesmente não conseguirá cumprir o prazo, mas contanto que você lide com a situação corretamente e não faça disso um hábito, tudo bem. Assim que você souber que não conseguirá concluir seu trabalho a tempo, avise seu supervisor e seus colegas de equipe. Isso mantém todos na mesma página e mostra que você respeita as outras pessoas que trabalham no projeto.

1. A comunicação é fundamental

A comunicação aberta é uma das maneiras mais fáceis de construir relacionamentos sólidos no local de trabalho. Ela garante que todos tenham a chance de compartilhar suas opiniões, ideias, reclamações, perguntas e feedbacks. O segredo é incorporar a comunicação frequente na maneira como você faz negócios.

Os gerentes e líderes devem compartilhar atualizações relevantes da empresa com os funcionários e fornecer feedbacks frequentes. Isso garante que eles tenham todas as informações de que precisam para fazer seu trabalho o tempo todo e não sejam mantidos no escuro. O feedback ajuda a promover uma relação positiva, mostrando que o líder investe no crescimento e desenvolvimento de cada funcionário.

Para as equipes, a comunicação pode ser o fator decisivo na construção de relacionamentos. Sem uma comunicação aberta, as coisas não funcionam e pode parecer que todos estão trabalhando para si próprios, em vez de buscarem uma unidade coesa. Os líderes precisam estabelecer normas de comunicação, selecionar os canais certos (como gerenciadores de produção, e-mail ou Zoom) e ensinar as equipes a usá-los com eficácia.



Fonte: Forbes


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