Publicado por Redação em Previdência Corporate - 04/10/2012 às 09:15:25

26% dos segurados do inss são aposentados por idade no estado de alagoas

De acordo com acordo com os dados de agosto de 2012, o Estado de Alagoas possui um quantitativo de 119.600 aposentados por idade pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), gerando um pagamento mensal de R$ 65 milhões. Eles são 26% dos 457 mil beneficiários do Estado.

A cada mês, cerca de 1.500 segurados solicitam ao INSS a aposentadoria por idade, em Alagoas. Porém, apenas um terço preenche os requisitos necessários para que seja concedido o benefício. No ano passado, foram concedidos 9.592 aposentadoria por idade no Estado. Isso demonstra que a maioria tem a idade, mas não tem contribuição ou não possui o tempo mínimo exigido para se aposentar.

Tem direito a aposentadoria por idade os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 180 contribuições mensais, o equivalente a 15 anos.

Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens e a partir dos 55 anos, mulheres. Não é exigida a contribuição desses trabalhadores. Eles precisam somente comprovar, com documentos, 15 anos de atividade rural.

Os trabalhadores que deixaram de contribuir para a Previdência Social, mas que possuem o tempo mínimo para este benefício, podem solicitá-lo quando atingirem a idade requerida, pois a aposentadoria por idade não exige a manutenção da qualidade do segurado, conforme a Lei 10.666, de 2003.

Ao completar a idade e o tempo de contribuição o trabalhador pode agendar, pelo telefone 135, dia, hora e qual a agência onde será atendido. No ato do atendimento, a agência emite um extrato da vida laboral do segurado e, se houver concordância do cidadão quanto às informações, a aposentadoria é concedida na hora. O benefício é pago a partir da data do agendamento. (SCS/INSS/AL)

Fonte: www.agencianoticias.com.br


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Conheça as vantagens de declarar o IR com o CPF eletrônico

O contribuinte que cair na malha fina pode regularizar sua situação no mesmo dia se tiver feito a declaração do Imposto de Renda com o certificado digital, explica o vice-presidente da Certisign, emissora destes documentos, Julio Cosentino.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência salva arrecadação da Receita no 1º semestre

Se não fosse a receita com contribuição previdenciária, a arrecadação da Receita Federal no primeiro semestre deste ano teria um resultado ainda mais fraco.

Previdência Corporate, por Redação

Fundo de previdência complementar é penhorável a partir de 40 salários

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (Brasília) acolheu parcialmente uma apelação proposta pela Fazenda Nacional contra decisão de primeira instância, mas decidiu que só pode ser bloqueada, em fundo de previdência complement

Previdência Corporate, por Redação

Previdência facilita atendimento a beneficiado por acordo internacional

Os beneficiados por acordos previdenciários internacionais, brasileiros ou estrangeiros, já podem pedir o benefício em qualquer agência da Previdência Social.

Previdência Corporate, por Redação

Governo publica novas regras para aposentadoria por invalidez dos servidores

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30), a Emenda Constitucional de número 70, que cria novas regras para a aposentadoria por invalidez dos servidores públicos que recebem o benefício desde 1º de janeiro de 2004.

Deixe seu Comentário:

=