Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/06/2012 às 11:48:13
10 dicas para se prevenir do câncer
Confira as recomendações do Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer para prevenção da doença
Apesar da alta incidência de casos, o câncer pode ser evitado com a adoção de alguns hábitos. Conheça o documento que reúne os principais.
Caso o crescimento do número de óbitos por câncer continue como está hoje, a doença será a principal causa mundial de mortes daqui há duas décadas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030, o número de óbitos por neoplasias passe de 7,4 milhões, em 2004, para 11,8 milhões. Apesar de trágica, a situação não é irreversível. Não param de surgir estudos que comprovam a relação entre hábitos saudáveis e redução das chances de desenvolvimento do câncer.
Alguns desses hábitos já são conhecidos por grande parte da população. Dificilmente um indivíduo adulto nunca escutou falar que fumar, comer alimentos gordurosos e levar uma vida sedentária são hábitos que aumentam a probabilidade de se desenvolver diversos tipos de câncer. E, acredite, na maioria das vezes o câncer pode ser evitado. “Quanto mais cedo forem adotados hábitos saudáveis, de prevenção ao câncer, melhores são as chances de a doença não se desenvolver”, comenta o Dr. Amândio Soares, diretor da Oncomed BH.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer/Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (WCRF/AICR) elaboraram um documento com valiosas recomendações para o controle e prevenção da doença no Brasil. As recomendações estão centradas na alimentação e nutrição, atividade física, peso corporal e também no aleitamento materno. Além disso, é enfatizada a importância de não fumar e evitar outras exposições ao tabaco.
As recomendações do Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer para prevenção da doença são:
1. GORDURA CORPORAL – Mantenha-se o mais magro possível, sem ficar abaixo do peso.
2. Atividade física – Mantenha-se fisicamente ativo, por pelo menos 30 minutos todos os dias.
3. Alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso – Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos artificiais) e limite o consumo de alimentos e bebidas de alto valor calórico.
4. Alimentos de origem vegetal – Coma mais alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.
5. Alimentos de origem animal – Limite o consumo de carnes vermelhas e evite carnes processadas (embutidos em geral).
6. Bebidas alcoólicas – Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Se for consumir bebidas alcoólicas, limite-as a duas doses ao dia se for homem e a uma dose se for mulher.
7. Preservação, processamento e preparo – Limite o consumo de alimentos salgados e de comidas industrializadas com sal. Cuidado com cereais e grãos mofados.
8. Suplementos alimentares – Não use suplementos alimentares para se proteger contra o câncer. Ter como objetivo o alcance das necessidades nutricionais apenas por intermédio da alimentação.
9. Amamentação – Amamente as crianças até os seis meses. As mães devem amamentar e as crianças devem ser amamentadas.
10.Sobreviventes do câncer – Siga as recomendações de prevenção do câncer. [www.oncomedbh.com.br ].
Fonte: saudeweb