Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/06/2012 às 11:48:13

10 dicas para se prevenir do câncer

Confira as recomendações do Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer para prevenção da doença

Apesar da alta incidência de casos, o câncer pode ser evitado com a adoção de alguns hábitos. Conheça o documento que reúne os principais.
Caso o crescimento do número de óbitos por câncer continue como está hoje, a doença será a principal causa mundial de mortes daqui há duas décadas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030, o número de óbitos por neoplasias passe de 7,4 milhões, em 2004, para 11,8 milhões. Apesar de trágica, a situação não é irreversível. Não param de surgir estudos que comprovam a relação entre hábitos saudáveis e redução das chances de desenvolvimento do câncer.

Alguns desses hábitos já são conhecidos por grande parte da população. Dificilmente um indivíduo adulto nunca escutou falar que fumar, comer alimentos gordurosos e levar uma vida sedentária são hábitos que aumentam a probabilidade de se desenvolver diversos tipos de câncer. E, acredite, na maioria das vezes o câncer pode ser evitado. “Quanto mais cedo forem adotados hábitos saudáveis, de prevenção ao câncer, melhores são as chances de a doença não se desenvolver”, comenta o Dr. Amândio Soares, diretor da Oncomed BH.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer/Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (WCRF/AICR) elaboraram um documento com valiosas recomendações para o controle e prevenção da doença no Brasil. As recomendações estão centradas na alimentação e nutrição, atividade física, peso corporal e também no aleitamento materno. Além disso, é enfatizada a importância de não fumar e evitar outras exposições ao tabaco.

As recomendações do Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer para prevenção da doença são:

1. GORDURA CORPORAL – Mantenha-se o mais magro possível, sem ficar abaixo do peso.
2. Atividade física – Mantenha-se fisicamente ativo, por pelo menos 30 minutos todos os dias.
3. Alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso – Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos artificiais) e limite o consumo de alimentos e bebidas de alto valor calórico.
4. Alimentos de origem vegetal – Coma mais alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.
5. Alimentos de origem animal – Limite o consumo de carnes vermelhas e evite carnes processadas (embutidos em geral).
6. Bebidas alcoólicas – Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Se for consumir bebidas alcoólicas, limite-as a duas doses ao dia se for homem e a uma dose se for mulher.
7. Preservação, processamento e preparo – Limite o consumo de alimentos salgados e de comidas industrializadas com sal. Cuidado com cereais e grãos mofados.
8. Suplementos alimentares – Não use suplementos alimentares para se proteger contra o câncer. Ter como objetivo o alcance das necessidades nutricionais apenas por intermédio da alimentação.
9. Amamentação – Amamente as crianças até os seis meses. As mães devem amamentar e as crianças devem ser amamentadas.
10.Sobreviventes do câncer – Siga as recomendações de prevenção do câncer. [www.oncomedbh.com.br ].

Fonte: saudeweb


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Novo antibacteriano reduz em 1.000 vezes chance de infecção pós-cirúrgica

Infecções são um problema onde quer que elas surjam.

Saúde Empresarial, por Redação

Hepatites: vacina e cuidados podem evitar a doença silenciosa

Cerca de 60% dos pacientes com problemas no fígado são portadores de hepatite, informa levantamento realizado pela Secretaria da Saúde de São Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo mostra 25% de adolescentes com risco de doenças cardíacas

Um em cada quatro jovens que passaram pela primeira fase de testes do Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), conduzidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Saúde Empresarial, por Redação

Programas de prevenção de planos de saúde crescem após 6 meses

Os programas de prevenção implementados pelas operadoras de planos de saúde cresceram após seis meses da vigência das Resoluções Normativas 264 e 265, que incentivam as operadoras a implementarem programas dessa natureza, segundo informam dados divulgados pela ANS

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde vai incentivar o uso de penicilina

O Ministério da Saúde vai incentivar o uso de penicilina nas unidades de Atenção Básica à Saúde para reduzir os casos de sífilis congênita no Brasil. Portaria publicada hoje no Diário Oficial determina que o antibiótico esteja disponível nos serviços de todo o País.

Saúde Empresarial, por Redação


Deixe seu Comentário:

=